8 vantagens de realizar um Planejamento Tributário

Atualizado em: 02/12/2021
12 minutos de leitura

O planejamento tributário pode ser definido como um plano que permite entender se sua corporação se encontra dentro do regime tributário correto. 

Assim,  é possível diminuir a carga de impostos de maneira totalmente regular, obtendo redução de custos.

Esse planejamento é feito através de uma análise completa, além da simulação de diferentes cenários, para que a empresa compreenda o que pode fazer para diminuir a quantidade de impostos a pagar. 

Por mais que isso não seja obrigatório, é muito importante para as empresas, já que oferece diversas vantagens, quando é bem feito. 

Infelizmente, por falta de conhecimento ou profissionais capacitados para apoiar neste desafio contábil muitas empresas acabam não se beneficiando com esta ação. Como resultado, o planejamento tributário é algo que fica em segundo plano e, às vezes, nunca é concluído. 

No entanto, essa prática otimiza o caixa contribuindo assim para a saúde financeira da instituição. Ainda mais quando se sabe que muitos negócios não conseguem chegar a cinco anos de atividades, por conta da carga tributária excessiva. 

Para compreender melhor como essa tarefa é importante, utilizando-a como diferencial competitivo, continue a leitura e confira 8 vantagens de realizar um planejamento tributário! 

Vantagens do Planejamento Tributário

Confira a lista com as principais vantagens de você realizar um bom planejamento tributário. 

1. Redução de custos da empresa

Quando um bom planejamento tributário é feito – com o assessoramento contábil de qualidade – é possível reduzir, de maneira legal, a quantidade de impostos destinados a empresas. 

Isso acontece porque é possível identificar qual é o melhor regime tributário, bem como as oportunidades disponíveis de isenções fiscais. Com isso, o empreendedor pode evitar geradores de tributos e buscar por alíquotas em conta. 

2. Contribui no aumento da regularidade fiscal

Outra grande vantagem do planejamento tributário é o efeito de aumentar a regularidade, colaborando com a auditoria fiscal. Isso acontece porque com o planejamento, as questões tributárias ficam mais organizadas. 

Quando existe essa organização, fica muito mais fácil identificar quais são as obrigações da empresa e em qual momento elas devem ser cumpridas. 

Com isso, atrasos, pagamentos incorretos de alíquotas e até mesmo a desconsideração de etapas que precisam passar pelo Fisco são evitadas. 

O reflexo do planejamento é que a empresa passa a ter maior controle dessas questões, facilitando o processo de compliance.

3. Aproveitamento de créditos fiscais

O planejamento tributário não serve apenas para reduzir a quantidade de impostos a pagar, mas também ajuda na recuperação de créditos fiscais. 

Inclusive, o pagamento exagerado de impostos também gera créditos, o que pode levar a uma tributação menor em curto e médio prazo. 

No entanto, isso só é identificado com um estudo aprofundado de um especialista que entende as reais necessidades do seu negócio, conseguindo por meio desta ação proporcionar tais benefícios. 

4. Contabilidade mais organizada e simplificada

Quando se trata de pagamento de impostos, o planejamento tributário definitivamente é a melhor opção para deixar tudo organizado e os pagamentos corretos em dia. 

Através disso, é possível elaborar outras soluções para a empresa. Por exemplo, criar um calendário – preferencialmente através de alguma ferramenta – com os pagamentos que devem ser realizados. 

Consequentemente, todas essas ações influenciam diretamente no processo de contabilidade da empresa, tornando as tarefas muito mais organizadas e práticas de serem realizadas, bem como otimizando o tempo da equipe que se torna mais produtiva.

5. Aumenta a competitividade do negócio

Algumas pessoas não sabem, mas o planejamento tributário também pode tornar o negócio muito mais competitivo.

Um dos motivos para isso acontecer é que ao reduzir os custos destinados ao pagamento de impostos, a empresa pode investir em melhorias para obter crescimento.  

Isso poderá refletir diretamente na estrutura da empresa, na elaboração do produto ou serviço e até mesmo no atendimento ao cliente. 

Quanto mais você economizar com impostos, maior será sua margem de lucro e conseguirá investir em outros fatores importantes na sua empresa. 

6. Mantém a boa imagem da empresa

Essa vantagem está relacionada ao tópico anterior, mas merece destaque. Quando uma empresa sabe todos os impostos que precisa pagar e quando deve fazer isso, ela evita problemas tributários – e com a auditoria fiscal. 

Consequentemente, ao manter a regularidade fiscal, a empresa também evita que o seu nome seja envolvido em sonegação de impostos, por exemplo. 

Com isso, o negócio consegue transmitir uma imagem confiável e responsável ao mercado e aos seus clientes. 

7. Permite que a empresa escolha um melhor regime tributário Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real: qual o ideal para seus negócios?

O Simples Nacional foi instituído em 2006, sendo devidos pelas empresas com receita bruta anual de até R$ 2.400.000,00. Dependendo da atividade organizacional, ele pode ser muito benéfico, colaborando para a redução de custos

Lucro Presumido é o regime de tributação onde a base de cálculo se baseia na aplicação de percentual definido pela Lei, sobre a receita bruta. Trata-se de uma presunção do lucro, como o nome indica.

Por sua vez, o Lucro Real exige a apuração do resultado contábil para saber se esse regime é vantajoso ou não.

Somente um bom planejamento tributário permite analisar cada situaçã opara escolher a melhor opção de regime para o seu negócio. 

Vale dizer que a realidade da empresa pode mudar periodicamente. Consequentemente, ela poderá adotar os tributos mais indicados para desempenhar as suas atividades naquele momento. E, quando necessário, rever o planejamento. 

8. Define mais precisamente a atividade econômica 

Por fim, mas não menos importante, o planejamento tributário consegue ajudar a empresa a definir de maneira mais precisa qual a atividade econômica desempenha. 

Isso é importante porque determinados impostos são calculados justamente de acordo com a atividade econômica exercida pela empresa. 

Portanto, ao compreender qual é a sua atividade econômica correta, o empreendedor pode reduzir a quantidade de impostos que deve pagar. 

Porém, somente profissionais qualificados saberão identificar e apontar a melhor opção para o seu negócio com o objetivo de evitar prejuízos que não são necessários. 

Como realizar um bom Planejamento Tributário? 

Agora que você já conhece as principais vantagens do planejamento tributário, vale a pena buscar o apoio de um profissional para realizá-lo corretamente.

Afinal, quando o assunto é pagamento de impostos, existem questões complexas que devem ser muito bem avaliadas para que a decisão tomada seja, realmente, a mais indicada.

A Tupi possui ampla experiência e poderá apoiar sua empresa na realização do Planejamento Tributário de maneira eficaz, com o objetivo de reduzir a quantidade de impostos a serem pagos e aumentar o seu lucro.
Será um grande prazer te atender – clique aqui para entrar em contato conosco!

© 2021 – Todos os direitos reservados

TUPI CONTABILIDADE S/S – CNPJ 30.147.327/0001-51
TUPI AGÊNCIA DE SERVIÇOS LTDA. – CNPJ 03.116.547/0001-45

Desenvolvido por Raul Galvão