10 Estratégias para reduzir impostos

O Brasil figura no topo do ranking de países com a maior alíquota de tributos, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Nesse cenário, a redução de impostos é uma necessidade para o negócio, já que a alta carga tributária consome boa parte das receitas.

Existem medidas legais que podem proporcionar a redução da carga tributária, para isso é essencial contar com o auxílio de uma assessoria contábil qualificada para garantir o sucesso da atividade.

Ao economizar nas tarifas de forma correta, é possível manter o saldo positivo no fluxo de caixa e reverter o capital para outros pagamentos ou investimentos, tornando a sua empresa mais competitiva no mercado.

Para saber como usufruir desses benefícios, preparamos uma lista com 10 estratégias para reduzir os impostos pagos pelas empresas, confira!

1. ORGANIZE A EMPRESA

Para reduzir os impostos pagos, é fundamental a organização da empresa. É preciso ter todos os registros em mãos e conhecimento total sobre os processos financeiros do negócio. Assim, é mais fácil analisar as possibilidades e estratégias voltadas à economia. 

Para isso, é importante contar com auxílio especializado de contadores e administradores competentes que otimizem os processos internos e tracem estratégias baseadas em dados exatos e confiáveis para obter resultados positivos.

2. FIQUE ATENTO AOS BENEFÍCIOS FISCAIS

Os benefícios fiscais são outra opção que pode contribuir para a redução de impostos do seu empreendimento. Investimentos em áreas específicas, troca de ações de empresas ou entradas em programas do governo federal são algumas alternativas para inserir no seu negócio.

Vale ressaltar que é importante conferir se o seu negócio pode aproveitar-se desses benefícios, pois eles estão destinados apenas a alguns regimes específicos de tributação. Verifique nas legislações federal, estadual e municipal se existe a possibilidade da sua atividade usufruir dessas vantagens fiscais.

Além de gerar a redução da carga de impostos, os benefícios fiscais também incentivam ações direcionadas à cultura, educação ou conscientização social, o que pode gerar credibilidade e boa imagem da sua empresa na sociedade.

Solicite o auxílio de um contador para identificar os benefícios possíveis ao seu negócio.

3. UTILIZE A ELISÃO FISCAL

A elisão fiscal também possibilita a redução da carga tributária, pelo corte do fator gerador do imposto. Na prática, quando a empresa faz um planejamento tributário é possível encontrar formas dentro da legislação de evitar o pagamento de alguns impostos. Essa estratégia é indicada pelos profissionais contábeis, pois, além de gerar economia, torna o negócio mais competitivo.

Para alcançar tal resultado, essa prática contábil pode ser feita através de ações variadas, como evitar a ocorrência do que gera o imposto, redução da base de cálculo da tarifa e adiar do pagamento tributário sem multas.

É importante ressaltar que a avaliação da empresa deve ser feita por profissional especialista nesta área para se identificar boas alternativas e evitar falhas.

4. FAÇA UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Um bom planejamento tributário pode ser determinante na redução das tarifas pagas pelo seu negócio. Conhecer o melhor regime de tributação para a sua empresa é fundamental para diminuir os impostos de maneira regular e, consequentemente, reduzir os custos.

Para isso é necessário fazer uma análise completa dos processos da empresa, como a folha de pagamento, estoque, faturamento, margem de lucro, com simulações em cenários variados a fim de traçar as melhores estratégias para a organização.

Como dito anteriormente, é importante contar com profissionais especializados e confiáveis garantindo, assim, resultados assertivos.

5. ESCOLHA O MELHOR REGIME TRIBUTÁRIO

Os regimes tributários estabelecem a maneira que as empresas pagam os impostos ao governo, tendo por base o total da receita e as atividades desenvolvidas. Essa escolha é feita anualmente, por isso é preciso dispor da ajuda de um contador para entender qual é a mais adequada e proveitosa para o seu negócio.

No Brasil, existem três tipos de regimes tributários, são eles: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. É importante conhecer o que cada um oferece para obter as melhores vantagens para o seu estabelecimento.

Simples Nacional

O regime Simples Nacional, como o próprio nome já diz, é o mais simples e por isso o mais utilizado pelas empresas brasileiras. O recolhimento de impostos é feito através de apenas uma guia, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Para optar por esse regime, é preciso faturar no máximo até R$4,8 milhões por ano. Além disso, uma das vantagens dessa forma de tributação é a não obrigatoriedade do recolhimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) Patronal.

Lucro Presumido

Esse regime utiliza como base para cálculo a receita bruta do período, que se caracteriza pelo levantamento mensal do PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e a apuração trimestral de IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido CSLL).

A margem de lucro para empresas que optam pelo Lucro Presumido é definida por lei, por isso pode ser uma boa opção para organizações muito lucrativas, reduzindo a carga tributária.

Lucro Real

Nessa forma de recolhimento, os impostos são cobrados sobre o valor de lucro. Por isso, é muito utilizado por empresas com grandes faturamentos. No Lucro Real, a base do imposto pode ser o lucro ou o prejuízo e só é determinado após algumas  adições e exclusões fiscais que são permitidas pela lei. Ao contrário dos outros regimes, aqui a legislação autoriza ainda  o uso dos créditos de PIS e Cofins.

Pode ser uma opção vantajosa para os empreendimentos que estão passando por temporada de prejuízos, pois ele permite utilizar esses valores quando o negócio voltar a obter lucratividade.

6. REDUZA O PRÓ-LABORE

Apesar do pagamento do pró-labore ser obrigatório, é possível pagar o valor mínimo estipulado pela Previdência. Como o Imposto de Renda e a contribuição do INSS são cobrados sobre a remuneração, quanto mais alto o valor dela, maior a taxa tributária cobrada, o que acaba aumentando os gastos da empresa com impostos.

Uma saída que pode ser interessante para remunerar os sócios é a distribuição dos lucros. Assim, a empresa continua pagando aos sócios, mas sem gastos com impostos. 

7. RECUPERE OS IMPOSTOS PAGOS DE FORMA INDEVIDA

Em primeiro lugar, para contestar os débitos fiscais é preciso reunir todas as informações, referentes a pagamentos indevidos de acordo com a legislação vigente. Com todos os documentos em mãos é possível fazer solicitação administrativa da compensação tributária. Assim, o governo pode abater os valores que a organização pagou a mais em créditos futuros.

Para garantir que o processo de recuperação de impostos tenha maior sucesso, é necessário a utilização de softwares de gestão fiscal. Essa ferramenta pode otimizar a organização de toda a gestão fiscal da empresa, facilitando o trabalho dos profissionais envolvidos na área tributária.

8. INTRODUZA A REMUNERAÇÃO PLR

Por não possuir nenhuma taxa trabalhista, a Participação nos Lucros ou Resultados é uma opção atrativa para diversos empreendimentos. Nessa estratégia, a empresa estabelece metas e assim que elas são alcançadas, os trabalhadores envolvidos nos processos recebem uma recompensa em dinheiro. Além de reduzir os gastos do negócio com os encargos, a remuneração PLR incentiva os funcionários e faz com que se sintam parte do resultado.

9. TERCEIRIZE ALGUNS SETORES

Algumas atividades não essenciais para o funcionamento da sua empresa podem sobrecarregar o caixa. Por isso, a terceirização pode ser uma boa alternativa para que não seja necessária a contratação de mais funcionários. Além da área jurídica, da limpeza e da manutenção do espaço, a contabilidade é outro serviço que pode ser terceirizado. A assessoria contábil apresenta-se, portanto, pode ser uma opção vantajosa, pois proporciona uma redução de custos expressiva, já que a empresa não arcará com custos de um setor.

Outra vantagem é a constante atualização acerca das mudanças nas leis e nos tributos, uma vez que para o profissional contábil terceirizado essa é uma obrigação. Apesar do receio de fornecer informações sigilosas para fora da empresa, a terceirização contábil pode resultar em maior experiência para lidar com situações diversas.  Vale a pena ressaltar que é importante escolher prestadoras de serviços competentes e que tenham relação com o seu negócio.

10. CONTRATE UMA BOA ASSESSORIA CONTÁBIL

Ao longo do texto, você percebeu que existem diversas maneiras para diminuir os gastos com impostos. Mas algo que é comum a todas as estratégias é a necessidade de contar com profissionais e serviços qualificados para que a redução dos tributos seja bem sucedida. Procure contratar uma boa assessoria contábil afim de ter maior controle sobre as responsabilidades fiscais, melhor gerenciamento e fiscalização das contas da sua empresa e otimização dos lucros. Conte conosco para executar a sua assessoria contábil!

Conte conosco para executar a sua assessoria contábil!

© 2023 – Todos os direitos reservados

TUPI CONTABILIDADE S/S – CNPJ 30.147.327/0001-51
TUPI AGÊNCIA DE SERVIÇOS LTDA. – CNPJ 03.116.547/0001-45

Desenvolvido por Raul Galvão