10 Estratégias para reduzir impostos

O Brasil figura no topo do ranking de pa√≠ses com a maior al√≠quota de tributos, de acordo com a Organiza√ß√£o para a Coopera√ß√£o e Desenvolvimento Econ√īmico (OCDE).

Nesse cenário, a redução de impostos é uma necessidade para o negócio, já que a alta carga tributária consome boa parte das receitas.

Existem medidas legais que podem proporcionar a redução da carga tributária, é essencial contar com o auxílio de uma assessoria contábil qualificada para garantir o sucesso da atividade.

Ao economizar nas tarifas de forma correta, é possível manter o saldo positivo no fluxo de caixa e reverter o capital para outros pagamentos ou investimentos, tornando a sua empresa mais competitiva no mercado.

Para saber como usufruir desses benefícios, preparamos uma lista com 10 estratégias para reduzir os impostos pagos pelas empresas, confira!

1 – Organize a empresa.

Para reduzir os impostos pagos, √© fundamental a organiza√ß√£o da empresa. √Č preciso ter todos os registros em m√£os e conhecimento total sobre a os processos financeiros do neg√≥cio. Assim, √© mais f√°cil analisar as possibilidades e estrat√©gias da economia. 

Para isso, é importante contar com auxílio especializado de contadores e administradores competentes que otimizem os processos internos e traçar estratégias baseadas em dados exatos e confiáveis para obter resultados positivos.

2 РFique atento aos benefícios fiscais.

Os benef√≠cios fiscais s√£o outra op√ß√£o que pode contribuir para a redu√ß√£o de impostos do seu empreendimento. Investimentos em √°reas espec√≠ficas, troca de a√ß√Ķes de empresas ou entradas em programas do governo s√£o algumas op√ß√Ķes para inserir no seu neg√≥cio.

Vale ressaltar que √© importante se atentar para conferir se o seu neg√≥cio pode adotar esses benef√≠cios, pois eles est√£o destinados apenas a alguns regimes espec√≠ficos de tributa√ß√£o. Verifique as legisla√ß√Ķes federal, estadual e municipal para saber se existe a possibilidade para a sua atividade.

Al√©m de gerar a redu√ß√£o da carga de impostos, os benef√≠cios fiscais tamb√©m incentivam a√ß√Ķes direcionadas √† cultura, educa√ß√£o ou conscientiza√ß√£o social, o que pode gerar credibilidade e uma boa imagem da sua empresa na sociedade.

Solicite o auxílio de um contador para identificar os benefícios aderentes ao seu negócio.

3 – Utilize a elis√£o fiscal

A elisão fiscal também possibilita a redução da carga tributária, pelo corte do fator gerador do imposto. Na prática, quando a empresa faz um planejamento tributário é possível encontrar formas dentro da legislação de evitar o pagamento de alguns impostos. Essa estratégia é indicada pelos profissionais contábeis, pois, além de gerar economia, torna o negócio mais competitivo.

Para cumprir esse resultado, essa pr√°tica cont√°bil pode ser feita atrav√©s de a√ß√Ķes variadas, como evitar a ocorr√™ncia do que gera o imposto, redu√ß√£o da base de c√°lculo da tarifa e adiar do pagamento tribut√°rio sem multas.

√Č importante ressaltar que deve ser feita a avalia√ß√£o da empresa por profissional especialista nesse assunto para ter boas alternativas e evitar falhas.

4 РFaça um planejamento tributário.

Um bom planejamento tributário pode fazer a diferença na redução das tarifas pagas pelo seu negócio. Entender qual o melhor regime tributário para a sua empresa é fundamental para a diminuir os impostos de maneira regular e, consequentemente, a diminuição dos custos.

Para isso √© necess√°rio fazer uma an√°lise completa dos processos da empresa, como a folha de pagamento, estoque, faturamento, margem de lucro, com simula√ß√Ķes em cen√°rios variados para tra√ßar as melhores estrat√©gias para a organiza√ß√£o.

Como dito anteriormente, é importante contar com profissionais especializados e de confiança garantindo resultados assertivos.

5 – Escolha o melhor regime tribut√°rio.

Os regimes tribut√°rios estabelecem a maneira que as empresas pagam os impostos ao governo tendo por base o total da receita e as atividades desenvolvidas. Essa escolha √© feita anualmente, por isso √© preciso contar com a ajuda de um contador para entender qual √© a mais adequada e barata para o seu neg√≥cio. No Brasil, existem tr√™s tipos de regimes tribut√°rios, s√£o eles: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. √Č importante ter conhecimento sobre o que cada um oferece para obter as melhores vantagens para o seu estabelecimento.

Simples Nacional

O regime Simples Nacional, como o próprio nome já diz, é o mais simples e por isso é o mais utilizado pelas empresas brasileiras. O recolhimento de impostos é feito em apenas uma guia, a DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Para optar por esse regime, √© preciso faturar at√© R$ 4,8 milh√Ķes. Al√©m disso, uma das vantagens desse enquadramento √© a n√£o obrigatoriedade do recolhimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) Patronal.

Lucro Presumido

Esse regime utiliza como base para cálculo a receita bruta do período, que se caracteriza pelo levantamento mensal do PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e a apuração trimestral de IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

A margem de lucro para empresas que optam pelo Lucro Presumido √© definida por lei, por isso pode ser uma boa op√ß√£o para organiza√ß√Ķes muito lucrativas, reduzindo a carga tribut√°ria.

Lucro Real

Nessa forma de recolhimento os impostos s√£o cobrados sobre o valor de lucro. Por isso, √© muito utilizado por empresas com grandes faturamentos. No Lucro Real, a base do imposto pode ser o lucro ou o preju√≠zo e s√≥ √© determinado ap√≥s algumas  adi√ß√Ķes e exclus√Ķes fiscais que s√£o permitidas pela lei. Ao contr√°rio dos outros regimes, aqui a legisla√ß√£o autoriza ainda  o uso dos cr√©ditos de PIS e Cofins. Pode ser uma op√ß√£o vantajosa para os empreendimentos que est√£o passando por temporada de preju√≠zos, pois ele permite utilizar esses valores quando o neg√≥cio voltar a obter lucratividade.

6 РReduza o pró-labore.

Apesar do pagamento do pró-labore ser obrigatório, é possível pagar o valor mínimo estipulado pela Previdência. Como o imposto de renda e a contribuição do INSS são cobrados sobre a remuneração, quanto mais alto o valor, maior a taxa tributária cobrada, o que acaba aumentando os gastos da empresa com impostos.

Uma saída que pode ser interessante para remunerar os sócios, é a distribuição dos lucros. Assim, a empresa continua pagando os sócios, mas sem gastos com impostos

7 – Recupere os impostos pagos de forma indevida.

Em primeiro lugar, para contestar os d√©bitos fiscais √© preciso reunir todas as informa√ß√Ķes, juntamente com o embasamento jur√≠dico da empresa. Com todos os documentos em m√£os √© poss√≠vel fazer solicita√ß√£o administrativa da compensa√ß√£o tribut√°ria. Assim, o governo pode abater os valores que a organiza√ß√£o pagou a mais em cr√©ditos futuros.

Para garantir que o processo de recuperação de impostos tenha maior sucesso, é necessário a utilização de softwares de gestão fiscal. Essa ferramenta pode otimizar a organização de toda a gestão fiscal da empresa, facilitando o trabalho dos profissionais envolvidos na área tributária.

8 РIntroduza a remuneração PLR.

Por não possuir nenhuma taxa trabalhista, a Participação nos Lucros ou Resultados é uma opção atrativa para diversos empreendimentos. Nessa estratégia, a empresa estabelece metas e assim que elas são alcançadas, os trabalhadores envolvidos nos processos recebem uma recompensa em dinheiro. Além de reduzir os gastos do negócio com os encargos, a remuneração PLR incentiva os funcionários e os faz sentir parte dos resultados.

9 – Terceirizar alguns setores.

Algumas atividades não essenciais para o funcionamento da sua empresa podem sobrecarregar o caixa. Por isso, a terceirização pode ser uma boa saída para que não seja necessário a contratação de mais funcionários. Além da área jurídica, limpeza e manutenção do espaço, a contabilidade é outro serviço que pode ser terceirizado. A assessoria contábil pode ser uma opção vantajosa pois proporciona uma redução de custos expressiva, já que a empresa não precisa arcar com custos de um setor.

Outra vantagem √© a atualiza√ß√£o constante de mudan√ßas nas leis e nos tributos, j√° que para o profissional cont√°bil terceirizado essa √© uma obriga√ß√£o. Apesar do receio de fornecer informa√ß√Ķes sigilosas para fora da empresa, a terceiriza√ß√£o cont√°bil pode resultar em maior experi√™ncia para lidar com situa√ß√Ķes diversas.  Vale a pena ressaltar que √© importante escolher prestadoras de servi√ßos competentes e que tenham a ver com o seu neg√≥cio.

 10- Contrate uma boa assessoria cont√°bil.

Ao longo do texto, você percebeu que existem diversas maneiras para diminuir os gastos com impostos. Mas algo que é comum a todas as estratégias é a necessidade de contar com profissionais e serviços qualificados para que a redução dos tributos seja bem sucedida. Procure contratar uma boa assessoria contábil para ter maior controle sobre as responsabilidades fiscais, melhor gerenciamento e fiscalização das contas do da sua empresa e otimização dos lucros. Conte conosco para executar a sua assessoria contábil!

Para saber mais novidades sobre a consultoria financeira: siga nossas redes sociais!

FACEBOOK: https://www.facebook.com/tupibrazilsolution

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/tupibrazilsolution/

Deixe um coment√°rio