Quais são as documentações necessárias para abrir uma empresa?

Abrir empresa ainda parece um bicho de sete cabeças? Não se preocupe! Neste post, você aprende tudo o que precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

Se você deseja abrir empresa, mas não sabe por onde começar este post é para você! 

O Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo e por isso, é natural que o novo empreendedor se sinta desmotivado ao longo do percurso. 

Mas muitos não sabem que existem regras fáceis para abrir empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!  Aqui, separamos algumas dicas que facilitarão o seu sonho de empreender. Veja:

  • Dicas para abrir uma empresa
  • Documentação necessária para abrir empresa
  • Está com dificuldades em abrir empresa? Conte com os especialistas da Tupi Brazil Solution! 
abrir empresa - Tupi Brazil Solutions

Dicas para abrir uma empresa

Se o seu sonho é se tornar o seu próprio chefe, não tenha dúvidas que você precisa se tornar um empreendedor. 

Mas antes de dar o primeiro passo, é fundamental que você tenha um bom planejamento para que a sua empresa se solidifique no mercado. 

Esse passo é de extrema importância, pois muitas empresas fecham antes mesmo de completar um ano por falta de planejamento. 

Pode parecer bobeira, mas a negligência pode levar o seu sonho por água abaixo. 

Portanto, para não ser apenas mais uma empresa que vai à falência você deve: 

  • Escolher um bom contador: Você vai precisar do conhecimento de um bom profissional, mas você também precisa de um conhecimento básico para não ser enganado;
  • Colocar uma cláusula de saída no contrato para os sócios (e isso inclui você mesmo): Ninguém consegue prever o futuro, esteja preparado para a saída de todos do empreendimento;
  • Fazer um plano de negócios: Teste, na teoria, todos os seus passos, assim você evita problemas reais.

Documentação necessária para abrir empresa

Em um primeiro momento, abrir empresa pode parecer burocrático e muitas vezes, o número de documentos pode assustar, mas não desanime! 

A seguir listamos detalhadamente os documentos necessários para se tornar um empreendedor no país. Continue a leitura!

Contrato Social

O Contrato Social é um documento que detalha a participação de capital, por exemplo, além de permitir integração no Simples Nacional, um benefício de redução de impostos para Microempresas e Micro Empresas Individuais ( MEs e MEIs).

Registro na junta Comercial

Esse processo depende da cidade e, principalmente, do estado onde você está, incluindo os gastos para isso.

Alvará de funcionamento: 

Fique atento a esse documento, pois ele não é tão difícil de conseguir se comparado à dor de cabeça que você pode ter se abrir as portas sem ele.

Inscrição nos Órgãos de Regulação Estaduais e Municipais

Esse também depende do local onde você está, pesquise nas repartições públicas da sua cidade, informe-se antes de tomar qualquer atitude.

Assessoria gratuita

Está com dificuldades em abrir empresa? Conte com os especialistas da Tupi Brazil Solution! 

Ao longo deste conteúdo você pôde aprender mais sobre as documentações necessárias para se tornar um empresário, não é mesmo? 

Você pode ter notado que gerenciar uma empresa pode ser um tanto quanto trabalhoso, mas não há com o que se preocupar! 

Atualmente você  pode contar com uma equipe especialista em contabilidade empresarial para cuidar de todos os trâmites necessários para se tornar um gestor cada vez melhor. 

Neste sentido, você deve conhecer a Tupi Brazil Solution! 

Hoje a Tupi Brazil Solution é mais do que uma das principais empresas no setor contábil no Brasil. 

Há mais de 4 décadas no mercado, a Tupi Brazil Solution tem auxiliado os gestores e empreendedores que desejam abrir e organizar o seu novo negócio no âmbito nacional e internacional.

Gerenciar uma empresa e empreender não é uma tarefa simples, mas as questões fiscais e contábeis não devem se tornar um problema para você.

Por isso, é fundamental compreender a importância de se contratar um contador para cuidar de todos os passos ao abrir uma empresa no Brasil, onde o profissional seja consultivo na sua empresa, para atuar em parceria com a sua organização, no desenvolvimento na prática de seus processos e sistemas integrados.

Pois, profissionais qualificados colaboram diretamente para o crescimento da sua organização, evitando que problemas tomem o seu tempo que comprometem o seu crescimento.

Se você precisar de um especialista para te auxiliar na contabilidade para empresas entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário