Quanto tempo leva para abrir uma empresa em 2021?

Abrir uma empresa em 2021 pode levar menos tempo do que você pensa. No artigo de hoje, você descobre quanto tempo pode levar todo o processo burocrático para abrir o seu negócio. Acompanhe o conteúdo e fique por dentro do assunto!

Levando em consideração todas as etapas da burocracia que é uma empresa em 2021, pode-se dizer que todo o processo leva em torno de 45 a 60 dias. 

O Brasil é um dos países com mais burocracias para abrir uma empresa. No entanto, o processo está se tornando cada dia mais simples – o que beneficia a todos que pretendem se tornar empresários no país. 

Embora tenhamos dito anteriormente que todo o processo pode levar de 45 a 60 dias, neste artigo você notará que o estado onde será aberta a empresa, será um fator determinante para o prazo do processo. 

O processo para abrir uma empresa em 2021 se inicia após a confirmação do Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE), código que representa a atividade exercida pelas organizações criadas e suas respectivas condições, como o enquadramento fiscal no simples nacional.

Nos próximos tópicos, você descobre tudo o que precisa saber sobre abrir uma empresa em 2021. Acompanhe:

empresa à falência - Tupi Brazil Solutions

Quanto tempo leva para abrir uma empresa 

Para abrir uma empresa em 2021, você pode levar, em média, 4 dias úteis, mas isso varia de acordo com a cidade que você deseja abrir o seu negócio. 

Em contrapartida, para emissão de notas fiscais e ter um CNPJ válido, os trâmites podem durar em torno de 20 dias. 

Mesmo que o Brasil tenha sido considerado um dos países mais burocráticos do mundo, por muitos anos, o cenário tem mudado. 

De 2019 a 2020 houve uma melhora de 13% no desempenho, em relação ao último quadrimestre de 2019. 

Neste sentido, a média nacional para abrir uma empresa em 2021 passou a ser de até 4 dias úteis, após aprovação da CNAE. 

Com o prazo acima sendo considerado para os momentos finais, é importante lembrar que o processo todo pode demorar até 2 meses. 

É importante frisar que o prazo já foi bastante reduzido em relação aos anos anteriores, pois agora é utilizado um sistema digital, disponibilizado pela Redesim.

Antes para  cumprir todas as etapas burocráticas, eram necessários pelo menos 17 dias ao invés desses 4, algo que sempre afetou a vida do empreendedor brasileiro, já que ao tempo de abertura de uma empresa tem bastante relação com o seu modo de ser.

Quanto tempo demora para sair o CNPJ?

Como você pôde ter compreendido, o tempo para abrir uma empresa no Brasil ainda é superior em relação a alguns outros países.

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é um importante documento para acompanhar o empresário na jornada do empreendedorismo, além de ser essencial para basicamente tudo em torno da empresa.

Portanto, com exceção  do MEI, processo que pode ser feito rapidamente pela internet, você deve às seguintes etapas no cronograma de abertura de uma empresa em 2021:

  • Solicitação de viabilidade junto ao município, para verificar se as atividades escolhidas são permitidas para o local escolhido;
  • Criação de um contrato social, onde todas as informações, sócios e afins de sua empresa estarão destacados;
  • Com os documentos em mãos, e o contrato social finalizado, vá para a junta comercial de sua cidade ou o cadastro de pessoa jurídica para dar entrada no processo de pessoa jurídica e poder receber o CNPJ;
  • Registre o CNPJ recebido;
  • Dependendo da atividade, será necessário obter a inscrição municipal e o alvará para o funcionamento da sua empresa;
  • Caso o seu negócio seja um comércio ou indústria, também será necessário um cadastro especial no Ministério da Fazenda. 

E essas são algumas das principais etapas para quem quer abrir uma empresa em 2021 no Brasil.

BPO Financeiro - Tupi Brazil Solutions

Vai abrir uma nova empresa? A Tupi Brazil Solution pode te ajudar nessa nova etapa 

Hoje a Tupi Brazil Solution é mais do que uma das principais empresas no setor contábil no Brasil. 

Há mais de 4 décadas no mercado, a Tupi Brazil Solution tem auxiliado os gestores e empreendedores que desejam abrir e organizar o seu novo negócio  no planejamento financeiro, fiscal e contábil no âmbito nacional e internacional.

Gerenciar uma empresa e empreender não é uma tarefa simples e por isso, as questões financeiras, contábeis não devem se tornar um problema para você.

Por isso, é fundamental compreender a importância de se contratar um contador para abrir empresa, onde o profissional seja consultivo na sua empresa, para atuar em parceria com a sua organização, no desenvolvimento na prática de seus processos e sistemas integrados.

Pois, profissionais qualificados colaboram diretamente para o crescimento da sua organização, evitando que problemas tomem o seu tempo e comprometam o seu crescimento.

Se você precisar de uma empresa com profissionais especialistas e que podem te auxiliar a empreender, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário