CNPJ inativo? Deixar de declarar as obrigações mesmo com CNPJ Inativo está sujeito à multa!

Devido ao cenário de desemprego que enfrentamos, muitos brasileiros optam por se tornarem empreendedores. Entretanto, devido às burocracias e dificuldades de se manter o negócio, muitas empresas deixam de operar, mas ainda mantêm seus CNPJ formalizados. Mas, o que muitos não sabem é que mesmo que a empresa esteja inoperante, você ainda possui obrigações fiscais. Acompanhe o conteúdo que preparamos para entender melhor sobre o assunto!

Muitos empresários, antes mesmo de ter um CNPJ inativo não sabem ao certo lidar com as burocracias que enfrentam ao terem uma empresa.

E, consequentemente, muitos acabam fechando as portas antes mesmo de completar um ano. 

Não é a toa que o número de empresas inativas no Brasil já passa da casa dos milhões. No entanto, quando você opta por fechar uma empresa é de extrema importância que se siga todos os passos. 

Pois, quando o CNPJ está inativo, você está exposto a uma série de riscos e principalmente, por não cumprir as obrigações. 

Sabendo da importância das obrigações fiscais ao ter uma empresa, preparamos este conteúdo para você. Veja: 

O que é Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica?

O CNPJ nada mais é do que um documento básico de identificação para todas as empresas, ou seja, antes de abrirem as portas todo novo negócio deve ter um CNPJ. 

O cadastro é realizado pela Receita Federal, órgão que possui a responsabilidade de administrar todos os cadastros de pessoas físicas e jurídicas. 

Embora seja um cadastro simples, ele é de extrema importância para as empresas que desejam atuar no Brasil.

Quando se deve considerar um CNPJ inativo?

O CNPJ inativo só é considerado dessa maneira a partir do momento em que a empresa não está realizando nenhuma atividade durante um certo período de tempo. 

Ou seja, quando a empresa não está em atividade, tanto ela quanto o seu CNPJ estão inativos. 

No entanto, mesmo sem atividade as empresas que estão com o CNPJ inativo ainda possuem obrigações. 

Por exemplo, você deverá oferecer informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas aos órgãos de fiscalização, através do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). 

Empresa inativa x sem movimento: qual a diferença?

Enquanto a empresa com CNPJ inativo é a empresa que não está realizando nenhuma atividade dentro de um período, as empresas sem movimento são aquelas que realizam uma movimentação ocasionalmente. 

Portanto, mesmo que os termos se pareçam, empresas com CNPJ inativo são completamente diferentes de empresas sem movimento. 

É importante saber onde o seu negócio se enquadra, mas para regularizar a sua situação, recomendamos que procure um especialista em CNPJ inativo uma empresa de contabilidade para avaliar a situação. 

O CNPJ da sua empresa está inativo? A Tupi Brazil Solution é especialista no assunto e pode te ajudar a avaliar a situação.

A Tupi Brazil Solution é mais do que uma empresa de contabilidade do país, atuamos também como administradores e ajudamos as empresas se estruturarem da melhor forma para atuar no mercado.

Estamos há mais de 4 décadas no mercado auxiliando empresários nacionais e internacionais que atuam ou desejam atuar no Brasil.

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa simples e por isso, as questões financeiras e burocráticas não devem se tornar um problema para você.

Por isso, é fundamental compreender a importância de se contratar uma equipe que seja especialista em diversos segmentos para te auxiliar com sua empresa e avaliar a situação fiscal do seu CNPJ inativo. 

Pois, profissionais qualificados evitam que problemas burocráticos tomem o seu tempo e comprometam o seu planejamento financeiro.

Se você precisar de uma empresa especialista, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar! 

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

© 2023 – Todos os direitos reservados

TUPI CONTABILIDADE S/S – CNPJ 30.147.327/0001-51
TUPI AGÊNCIA DE SERVIÇOS LTDA. – CNPJ 03.116.547/0001-45

Desenvolvido por Raul Galvão