O que é contabilidade gerencial e como este serviço pode auxiliar na sua empresa?

Você busca por contabilidade gerencial, mas não sabe o que, de fato, este serviço é e quais são as principais vantagens em tê-lo? Fique tranquilo, que você está no lugar certo! Este post irá te ajudar a compreender melhor sobre contabilidade e gestão. Acompanhe!

Antes de explicarmos o que é a contabilidade gerencial, é importante que você entenda primeiramente que ela é uma ferramenta estratégica.

O mercado está cada vez mais competitivo e ter ciência sobre a saúde financeira da sua empresa, se tornou um grande diferencial.

E é neste campo que a contabilidade e gestão atua. Sendo o alicerce primordial para as tomadas de decisão.

Sabendo da importância de se ter uma empresa saudável e dados precisos, preparamos este post para que você possa compreender sobre contabilidade gerencial nas empresas. Veja:

  • O que é contabilidade gerencial e contabilidade e gestão?Mas, qual o objetivo da contabilidade gerencial?
  • O que faz a contabilidade interna?
  • Por que este serviço de contabilidade gerencial é importante?
  • Qual diferença entre contabilidade gerencial e financeira?
  • Precisa de contabilidade para MEI? Nós podemos te ajudar com a contabilidade interna!

O que é contabilidade gerencial e contabilidade e gestão?

A contabilidade gerencial pode ser definida como uma série de técnicas e processos contábeis que possuem o objetivo de fornecer dados seguros sobre o financeiro da empresa. 

Portanto, é certo dizer que a contabilidade gerencial nas empresas, engloba a contabilidade financeira, a de custos, analise de demonstração e outros dados. 

São eles que permitem que os gestores possam tomar decisões seguras, visando o crescimento de investimentos ou redução de gastos.

Deste modo, a contabilidade e gestão é designada para quem realiza os processos internos da empresa. Já que os dados estão disponíveis em planilhas e relatórios sobre contabilidade gerencial.

Somente a partir desses dados é possível comparar informações, planejar orçamentos, cortar gastos e investir em mais produtos ou serviços. 

Além disso, através da contabilidade gerencial é possível precificar corretamente e delimitar as próximas metas da empresa. 

Pode-se também, fazer um comparativo sobre os concorrentes. Pois, a contabilidade gerencial nas empresas utiliza dados de mercado para compreender melhor o cenário em que a sua empresa atua, permitindo fazer previsões, de modo com que os gestores possam projetar o futuro da companhia sem muitos riscos. 

Sendo assim, a contabilidade gerencial pode ser entendida por uma técnica onde será possível identificar, mensurar e comunicar todas as informações financeiras, permitindo que a empresa cresça e solidifique no mercado. 

 

Mas, qual o objetivo da contabilidade gerencial?

Como dito anteriormente, o principal objetivo da contabilidade e gestão é fazer com que os gestores tenham dados reais sobre a sua empresa, para que a tomada de decisão seja feita com base em dados precisos. 
 
Ou seja, neste sentido a contabilidade gerencial visa auxiliar os gestores a decidirem o melhor caminho a ser tomado, controlando os processos e planejando ações para correção de falhas, logo, melhorando todo o gerenciamento da empresa. 
 
Outro ponto da contabilidade interna é que através dela é possível desenvolver planos administrativos, que implementam ferramentas que contribuam para as tarefas do dia a dia.
 

O que faz a contabilidade interna?

O objetivo da contabilidade gerencial e da contabilidade e gestão é transmitir dados reais e seguros para os gestores, para que estes, em uma tomada de decisão, façam-na com mais assertividade. 

Por este motivo, as informações devem ser corretas e devem ser passadas no momento certo, para o responsável. 
 
Para que isso seja possível, a contabilidade gerencial coleta o resumo e análise de todos os dados fornecidos. 

E é através do estudo destes dados, que a contabilidade e gestão identifica as falhas e também as oportunidades. 
 
Sendo assim, entre as funções da contabilidade gerencial está a organização do sistema de gestão empresarial.
 
São funções da contabilidade gerencial e da contabilidade para empresas e serviços:
 
  • Analisar os indicadores do financeiro; 
  • Projetar o fluxo de caixa da empresa com a  contabilidade e gestão; 
  • Determinar os custos ideais para empresa;
  • Realizar o cálculo do momento em que receitas e despesas são equivalentes;
  • Realizar o planejamento tributário;
  • Apoiar o planejamento financeiro e elaborar o orçamento econômico da empresa; 
  • Disponibilizar relatórios financeiros periodicamente e analisá-los; 
  • Propor alternativas à contabilidade e gestão; 
  • Pontuar pontos fortes e fracos dentro do processo financeiro da empresa. 

Por que este serviço de contabilidade gerencial é importante?

Bem, como você pode compreender ao longo do conteúdo é a contabilidade gerencial que permite que os gestores tenham informações precisas sobre a saúde da empresa. 
 
Por isso, é importante que você compreenda que a contabilidade e gestão é fundamental para sua empresa, pois é ela que fornece os dados que vão muito além de simples informações financeiras. 
 
Com uma contabilidade gerencial nas empresas é possível reduzir os custos, aumentar receitas e ter mais controle sobre as atividades da organização, conhecer a concorrência, precificar os seus serviços ou produtos da maneira correta e mais eficiente. 
 
Além disso, ter  uma contabilidade gerencial e contabilidade para MEI permite que você evite gastos desnecessários e, consequentemente, se manter e destacar no mercado. 

Qual diferença entre contabilidade gerencial e financeira?

Embora muitos acreditem que ambas possuem o mesmo propósito, não é totalmente verdade. 
 
A contabilidade para MEI financeira tem como base a legislação e os princípios da contabilidade. 
 
Ou seja, toda a documentação que ela desenvolve é destinada ao público externo da empresa, como por exemplo, consumidores, investidores e órgãos públicos. 
 
Portanto, é através das demonstrações contábeis realizadas pela contabilidade financeira que a contabilidade gerencial inicia a sua atuação.
 
A contabilidade gerencial nas empresas utiliza informações para realizar análises internas, planejamentos e outras atividades que serão destinadas ao público interno da empresa. 
 
Deste modo, podemos dizer que a principal diferença entre as duas contabilidades é a amplitude.
Afinal, uma foca em tributos, pagamentos de impostos e redução de custos enquanto a outra também organiza o funcionamento interno da empresa e a auxilia de forma estratégica. 

Precisa de contabilidade? Nós podemos te ajudar com a contabilidade interna!

Hoje a Tupi Brazil Solution é mais do que uma empresa de contabilidade gerencial. Há mais de 4 décadas no mercado, a empresa auxilia empresários nacionais e internacionais.

A contabilidade geral é fundamental para que você saiba como está o andamento da sua empresa. 

Por isso, é fundamental compreender a importância de se ter uma contabilidade para MEI ou contabilidade interna para te auxiliar nas tomadas de decisão. 

Deste modo, não há o porquê de você não ter uma contabilidade gerencial especialista na sua empresa. Uma vez que, profissionais experientes contribuem diretamente para o crescimento da sua organização.

Se você precisa de contabilidade para empresas e serviços, entre em contato conosco — nós podemos auxiliar!

Através da qualidade de seus serviços prestados e das melhores consultorias, a Tupi possibilita que empresas, como a sua, cresçam no Brasil. 

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário