Preciso de contador para abrir empresa? 5 vantagens em se contratar o profissional

Ao optar por empreender é natural que muitos empreendedores querem economizar e a mais comum das questões é se preciso de contador para abrir empresa. No entanto, é importante que ao se tornar um empresário, você siga os passos corretamente para ter o seu próprio negócio. Neste artigo, iremos te apresentar as principais vantagens de se ter um profissional nessa nova etapa. Acompanhe!

Naturalmente, quando se pretende empreender, os novos empresários querem economizar o máximo possível e saber se “Preciso de contador” é a mais comum das questões.

E para isso, muitos acreditam que podem fazer o processo de abertura de uma empresa sem um profissional de contabilidade. 

No entanto, é preciso compreender que um profissional da área é fundamental para que você não perca dinheiro. 

Neste artigo reunimos as principais vantagens que você terá ao contar com um contador para abrir empresa. Veja: 

  • O que faz um contador
  • Preciso de contador para abrir empresa
  • 5 vantagens em se ter um contador para abrir empresa
  • Vai abrir uma nova empresa? A Tupi Brazil Solution pode te ajudar nessa nova etapa 
Pacote promocional - folha de pagamento + contabilidade + financeiro

O que faz um contador

O contador para abrir empresa é responsável por toda a área financeira, econômica, tributária e patrimonial do seu negócio. 

Entre as suas principais funções estão: 

  • Controle do fluxo de caixa e estoque;
  • Preenchimento e envio de obrigações acessórias;
  • Escrituração de documentos e livros de entrada e saída da empresa;
  • Emissão, registro de notas fiscais e pagamento de impostos (caso for acordado entre as partes).

Além das funções citadas acima, saber se preciso de contador é fundamental, pois um profissional qualificado poderá ser um grande aliado na sua gestão. 

Isso porque, ele poderá auxiliar no planejamento estratégico, que darão base para as suas futuras tomadas de decisão. 

Preciso de contador para abrir empresa

Legalmente nenhuma empresa precisa de um contador para fazer abertura de empresa. Mas os especialistas dos Conselhos Regionais de Contabilidade, recomendam que todos os novos empresários tenham um profissional de contabilidade para auxiliá-los. 

Este acompanhamento serve para que você tenha maior segurança em suas movimentações financeiras. 

No entanto, para aqueles que optam por ser MEI, a renda anual do seu negócio não poderá ultrapassar R $81 mil. 

Além disso, é preciso verificar também, antes de efetuar a abertura da sua empresa, outros critérios, como as atividades permitidas para a categoria.

Para aqueles que não se enquadram nessa categoria, outra opção que há é o regime tributário Simples Nacional, que é designado para ME (microempresas) e EPP (empresas de pequeno porte) com o faturamento de até R $4,8 milhões ao ano. 

5 vantagens em se ter um contador para abrir empresa

Embora não seja obrigatório ter um contador para abrir empresa, o serviço de contabilidade mensal é exigido por lei. 

O contador é responsável pela manutenção dos livros contábeis da sua empresa e também por certificar que todas as obrigações tributárias estão sendo cumpridas. 

Além disso, o profissional pode se tornar um importante consultor para o seu negócio, dando orientações sobre fluxo de caixa, investimentos, planejamento tributário, assim como mencionamos anteriormente. 

Por tudo isso, contar com apoio de um contador para abrir empresa desde início, é a garantia de que tudo será feito corretamente, para que você não perca tempo e dinheiro. 

Abaixo, listamos as principais vantagens de se ter um profissional como suporte: 

  • Economizar dinheiro: um contador é fundamental para identificar em qual classificação de atividade e regime tributário seu negócio se enquadra, e isso é essencial para que você possa realizar o pagamento dos impostos corretos. Além disso, o profissional auxilia no controle de entrada e saída de valores, identificando pontos que permitem redução de custos, realizando balanços patrimoniais, entre outros;
  • Economizar tempo: o profissional permite que você otimize o seu tempo. Dessa maneira, você poderá focar somente no crescimento da empresa; 
  • Auxiliar nas questões fiscais: para não perder dinheiro e comprometer o financeiro, o contador realiza os cálculos de impostos; 
  • Nas questões contábeis: garantindo que toda a contabilidade da sua empresa permaneça em ordem, mantendo os demonstrativos contábeis em dia e evitando problemas legais; 
  • Questões trabalhistas: muitos profissionais dão suporte com o fechamento de folha de pagamento e até mesmo nos cálculos de pró-labore. 
Assessoria gratuita

Vai abrir uma nova empresa? A Tupi Brazil Solution pode te ajudar nessa nova etapa 

Hoje a Tupi Brazil Solution é mais do que uma das principais empresas no setor contábil no Brasil. 

Há mais de 4 décadas no mercado, a Tupi Brazil Solution tem auxiliado os gestores e empreendedores que desejam abrir e organizar o seu novo negócio  no planejamento financeiro, fiscal e contábil no âmbito nacional e internacional.

Gerenciar uma empresa e empreender não é uma tarefa simples e por isso, as questões financeiras, contábeis não devem se tornar um problema para você.

Por isso, é fundamental compreender a importância de se contratar um contador para abrir empresa, onde o profissional seja consultivo na sua empresa, para atuar em parceria com a sua organização, no desenvolvimento na prática de seus processos e sistemas integrados.

Pois, profissionais qualificados colaboram diretamente para o crescimento da sua organização, evitando que problemas tomem o seu tempo e comprometam o seu crescimento.

Se você precisar de uma empresa com profissionais especialistas e que podem te auxiliar a empreender, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário