5 métodos para definir o preço de venda de um produto

Como definir o preço de venda? Você sabe a resposta para essa pergunta? Muitos empresários e empreendedores não sabem quais variáveis devem ser incluídas para obter o resultado final. Curioso (a)? Confira o conteúdo a seguir e fique por dentro do assunto!

Definir o preço de venda corretamente é um grande desafio para muitos empreendedores e empresários.

Isso porque, na hora de definir o preço final é preciso levar em consideração diversas variáveis. 

Entre elas estão os custos operacionais, concorrência e até mesmo a percepção de valor junto ao cliente. 

Engana-se aqueles que pensam que definir o preço de venda é apenas uma decisão comercial. 

A definição está diretamente ligada à atração de novos clientes e por isso, o preço também pode ser considerado uma estratégia de marketing. 

Portanto, isso permite uma série de combinações distintas que podem ser adotadas pelos empresários para gerar vendas. 

Ou seja, cada uma dessas táticas serve a interesses e objetivos diversos. Confira a seguir, cinco dessas estratégias:

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1. Preço alto-baixo

Na estratégia de preço alto-baixo ao definir o preço de venda, a loja oferece um desconto temporário para um determinado grupo de produtos.

A redução de preço pode e deve ser amplamente divulgada e visa gerar um aumento no fluxo de clientes. 

Os consumidores podem ser fidelizados ou estimulados a comprarem mais produtos na mesma transação, elevando o ticket médio.

No entanto, um dos principais desafios para essa prática é a gestão de estoque. A empresa deve estar preparada para comportar o aumento na demanda, já que a falta de produtos podem despertar reclamações.

2. Preço baixo todo dia

A prática do preço baixo todo dia é uma decisão deliberada da loja em praticar o menor preço possível, diariamente.

Nesse caso, não há grande variação de preços, resultando em uma curva de vendas mais estável e um volume de produtos em estoque mais equilibrado.

O objetivo desse modelo é transmitir uma imagem positiva para a loja no longo prazo. Dessa maneira não é necessário ter mais gastos para divulgar promoções específicas, por exemplo.

O principal desafio para o êxito dessa estratégia é o fato de que muitos consumidores ainda são seduzidos por grandes ofertas e promoções. Isso exige um esforço maior para superar os concorrentes.

3. Preço por volume

O preço por volume se assemelha às vendas por atacado e por isso, é fundamental definir o preço de venda corretamente. 

Essa estratégia concede mais vantagens aos consumidores que compram uma quantidade maior de um item.

Normalmente, isso é feito na forma de kits ou até mesmo pacotes com várias unidades. 

Para reforçar a divulgação, as empresas costumam destacar por quanto acaba saindo o valor unitário do produto nessa compra em maior quantidade. 

A prática permite que a loja obtenha ganhos de escala, ampliando o ticket médio e reduzindo o volume parado em estoque.

4. Preço sazonal

O preço sazonal é aquele influenciado pelo calendário. Datas comemorativas ou períodos de elevada demanda por um produto geram elevação dos preços. 

Isso é compensado em momentos de queda na procura, quando são realizadas ofertas e promoções.

Para que a prática seja efetiva, a alta nos preços não pode soar abusiva para o consumidor. Portanto, é preciso ter bom senso. 

5. Preço psicológico

O preço psicológico tem o objetivo de confundir a percepção de valor do cliente quando ele está para tomar a decisão de compra de um determinado produto. 

Para isso, um item é anunciado com preços como R$ 9,99 ou R$ 9,90. Mesmo custando praticamente R$ 10, essa diferença é sutil, mas percebida como um desconto ainda maior pelo consumidor.

A análise desses diferentes modelos permite concluir que a definição da estratégia praticada por uma empresa reflete a imagem que ela deseja transmitir para seus consumidores. 

Sendo assim, ao definir o preço de venda, é fundamental que o valor esteja alinhado com as ações de marketing e de construção da marca.

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Ao longo deste conteúdo você pôde aprender que definir o preço de venda de um produto pode não ser tão simples, não é mesmo? 

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