Quais documentos contábeis devem ser encaminhados para a contabilidade?

Enviar os documentos contábeis não é só uma questão de cumprimento das obrigações legais, mas também é importante para que se faça uma boa gestão da sua empresa. No artigo de hoje, você saberá quais são os principais documentos que você deve encaminhar para o escritório de contabilidade. Acompanhe!

 É através dos documentos contábeis que é possível comprovar todas as transações financeiras que podem auxiliar na administração dos tributos e até mesmo comprometer a saúde financeira do seu negócio. 

 Neste sentido, é essencial que se tenha uma rotina de envio destes documentos e manter o cumprimento de todas as práticas legais, isso inclui o envio das informações necessárias ao contador responsável pelo seu negócio.

 É  fundamental que se compreenda a importância dos envios mensais desses documentos,  pois somente dessa maneira será possível de se evitar possíveis problemas no futuro junto a órgãos como a Secretaria da Fazenda, Receita Federal e Prefeitura.

 Ao longo deste artigo, trouxemos os principais documentos contábeis que o departamento financeiro da sua empresa precisa repassar para o escritório de contabilidade. Veja: 

BPO Financeiro - Tupi Brazil Solutions

 Documentos e registros fiscais a serem enviados para a contabilidade :

A seguir, você verá que dividimos os documentos contábeis que você deve encaminhar para a contabilidade por departamentos. Dessa maneira você poderá compreender e checar quais são eles: 

Departamento Fiscal

Seja na venda ou compra, na prestação de serviços ou em transferência de produto, cada uma dessas situações tem um documento específico e um imposto que é necessário calcular.

 Os documentos principais são:

  • Notas fiscais recebidas que não tenham sejam eletrônicas;
  • Conhecimento de transporte;
  • Comprovante de pagamento dos impostos ISS, PIS, COFINS, CSLL, IRPJ ou DAS.

Departamento Contábil

Para não ter erro, os documentos contábeis que devem ser encaminhados desse departamento são todas as contas a pagar e a receber. 

Você notará que é aqui que fica o principal controle da empresa e onde você poderá saber se há algo de errado com as finanças da sua empresa. 

 Em via de regra, os documentos do departamento contábil são: 

  • Recibo de pagamento de água, luz, aluguel, condomínio, IPTU, internet, telefone;
  • Extratos bancários;
  • Se houver, extrato de cartão de crédito;
  • Comprovantes de despesas diversas que não possuem notas fiscais como, por exemplo, compras de material de limpeza, combustível, transporte, recibo de estacionamento, entre outros;
  • Boletos diversos;
  • Comprovante de aquisição de bens. 

Esses documentos são imprescindíveis para o cumprimento das obrigações da empresa perante o Fisco.

Departamento Pessoal

Embora todos os documentos contábeis sejam importantes, você nota que o departamento pessoal é o que mais possui documentos a serem enviados, justamente por tratar de todos os funcionários e sócios de uma empresa.

Isso porque, todo o histórico dos colaboradores devem ser documentados e enviados para a contabilidade para que, em uma possível adversidade, ambos estejam resguardados com todos os documentos contábeis em dia. 

Os documentos que listamos a seguir são aqueles com relação trabalhista, ou seja, relativos aos serviços que seus colaboradores prestam na sua empresa.  Recibos assinados:

  • Salários;
  • Pró-labore;
  • Férias;
  • Vale Transporte;
  • Vale Refeição;
  • Comprovantes dos recolhimentos de impostos tais como INSS, FGTS, IRRF.
empresa à falência - Tupi Brazil Solutions

Precisa de uma contabilidade consultiva? A Tupi Brazil Solution pode te ajudar a sua empresa ser mais eficiente!

 Ao longo desse artigo, você pôde notar que são muitos documentos contábeis a serem encaminhados para o escritório de contabilidade, não é mesmo? 

Mas não se preocupe! Se ao longo do conteúdo você percebeu que precisa de auxílio na sua gestão, você pode contar com um especialista em contabilidade! 

Hoje a Tupi Brazil Solution é mais do que uma das principais empresas no setor contábil no Brasil. 

Há mais de 4 décadas no mercado, a Tupi Brazil Solution tem auxiliado os gestores e empreendedores que desejam abrir e organizar o seu novo negócio  no planejamento financeiro, fiscal e contábil no âmbito nacional e internacional.

Gerenciar uma empresa e empreender não é uma tarefa simples e por isso, as questões financeiras, contábeis não devem se tornar um problema para você.

Por isso, é fundamental compreender a importância de se contratar um contador para abrir empresa, onde o profissional seja consultivo na sua empresa, para atuar em parceria com a sua organização, no desenvolvimento na prática de seus processos e sistemas integrados.

Pois, profissionais qualificados colaboram diretamente para o crescimento da sua organização, evitando que problemas tomem o seu tempo e comprometam o seu crescimento.

Se você precisar de uma empresa com profissionais especialistas e que podem te auxiliar a empreender, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário