Empreendedor: o que esperar de 2021?

Ser um empreendedor no Brasil não é tão simples. O ano de 2020 foi um ano de muitos desafios, mas o que esperar de 2021? Ao longo deste conteúdo, você descobre o que dizem os especialistas. Curioso (a)? Continue a leitura para saber mais!

Não há dúvidas de que todos estão esperançosos com o ano de 2021, ainda mais se pensarmos o quanto o ano de 2020 foi desafiador para empresários e empreendedores. 

Com as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 já sendo aplicadas no mundo todo, a animação em relação à economia em 2021 não é de se espantar. 

No entanto, é fundamental que empresários, principalmente os de pequenos negócios, não percam o foco no controle da sua gestão. 

Afinal de contas, mesmo que o cenário se mostre otimista, o ano de 2021 ainda apresentará desafios para todas as empresas. 

Isso porque, mesmo com a recuperação da economia, o crescimento não é automático. 

Portanto, será necessário muito foco e uma boa gestão estratégica para superar os desafios e colher os benefícios ao longo deste ano. 

empresa à falência - Tupi Brazil Solutions

Entre os primeiros desafios apontados tem a ver com a gestão de caixa e estoque para as empresas, especialmente as de pequeno porte. Afinal, 2020 terminou com demanda reprimida pelo aumento da inflação.

Embora o cenário do começo de ano não seja um dos melhores para os empresários, isso não quer dizer que não haja soluções. 

O empreendedor tem à sua disposição algumas opções para superar os desafios que este ano promete. 

O pequeno empreendedor deve atuar com três ferramentas de forma estratégica: o PIX, estoque do ano anterior e redução de custos. 

Não dá para pensar apenas em uma sem considerar a outra. O estoque que sobrou de 2020 pode ser o combustível para queimar no começo do ano. 

O foco deve ser gerar caixa, mesmo que isso signifique uma margem de lucro um pouco menor. 

Se possível, é interessante incentivar o pagamento via Pix, pois o dinheiro é imediato, ao contrário do pagamento via cartão de crédito, pelo qual o recebimento é futuro. 

Com dinheiro em caixa, será mais fácil negociar condições melhores com os seus fornecedores. Afinal, eles também precisam de dinheiro na mão. 

Neste sentido, a possibilidade de pagar à vista também ajudará nessa economia. 

Na tarefa de reduzir custos, a chave para 2021 será a contabilidade, pois não dá para cortar na capacidade produtiva, demitindo gente. 

Ou seja, ao demitir você pode prejudicar as próprias condições de recuperação. A redução de gastos deve ser feita de modo estratégico e inteligente, sem diminuir a capacidade da empresa de fazer caixa. 

Portanto, uma das principais tendências para redução de custos é o BPO Financeiro e uma gestão tributária inteligente. 

O primeiro consiste na contratação de um serviço externo para cuidar das obrigações financeiras do negócio. 

Isso permite que a empresa foque na prospecção de clientes e na produção dos seus produtos ou serviços.

Esse recurso é especialmente útil para o pequeno empreendedor ou prestador de serviço. Isso porque o tempo é literalmente dinheiro. 

Ter que investir uma ou duas horas por semana para tentar lidar com a parte financeira é deixar de trabalhar no seu faturamento por uma ou duas horas. 

Se cada hora de trabalho para ele vale, em média, R$200,00, perder 2 horas por semana equivale a R$1.600,00 no mês. 

Para o pequeno empreendedor, é uma renda que faz a diferença entre fechar o mês no vermelho ou não. 

Dessa maneira, é imprescindível avaliar quais são as melhores estratégias para o novo ano e fazer com que ao final dele, a sua empresa se mantenha no mercado sem grandes perdas. 

Vale ressaltar que 2021 será um ano de muitos desafios e isso é uma unanimidade para os especialistas, mas também será um ano de recuperação. 

Portanto, você empreendedor, mantenha o foco na sua gestão e em suas estratégias e conte com empresas de confiança para lidar com as questões burocráticas para você.

BPO Financeiro - Tupi Brazil Solutions

Precisa de auxílio com as finanças da sua empresa? Conte com os especialistas da Tupi Brazil Solution! 

Que o ano de 2021 não vai ser fácil, você já está sabendo, não é mesmo? 

Agora, se você notou que precisa de ajuda em algum momento da sua gestão, não há com o que se preocupar! 

Você  pode contar com uma equipe especialista para cuidar de todos os trâmites necessários para se tornar um gestor cada vez melhor. 

Portanto, hoje você deve conhecer a Tupi Brazil Solution! 

A Tupi Brazil Solution é mais do que uma das principais empresas no setor contábil no Brasil. 

Há mais de 4 décadas no mercado, a Tupi Brazil Solution tem auxiliado os gestores e empreendedores que desejam abrir e organizar o seu novo negócio no âmbito nacional e internacional.

Gerenciar uma empresa e ser um empreendedor não é uma tarefa simples, mas as questões fiscais e contábeis não devem se tornar um problema para você.

Por isso, é fundamental compreender a importância de se contratar um contador para cuidar de todos os passos ao abrir uma empresa no Brasil, onde o profissional seja consultivo na sua empresa, para atuar em parceria com a sua organização, no desenvolvimento na prática de seus processos e sistemas integrados.

Lembre-se que profissionais qualificados colaboram diretamente para o crescimento da sua organização, evitando que problemas tomem o seu tempo que comprometem o seu crescimento.

Se você precisar de um especialista para te auxiliar na gestão da sua empresa, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário