O que leva uma empresa à falência?

Cerca de 20% das empresas não chegam a completar um ano de exercício. Além de outras 50% que não exercem atividades por mais de 5 anos. Quer entender o porquê? Neste conteúdo, você descobre o que leva uma empresa a fechar as portas. Acompanhe!

Você sabe o que pode levar uma empresa à falência? Segundo dados do Sebrae, cerca de 20% das novas empresas fecham as portas antes mesmo de completar um ano.

Além dessas, 50% das demais vão à falência após cinco anos de atividade. Portanto, apenas 33% chegam a completar 10 anos ou mais. 

Para não ser uma empresa que segue esse destino, é importante compreender quais são os fatores que levam uma empresa ao fracasso. 

Sabendo da importância de uma boa gestão, preparamos este conteúdo para que você possa evitar os principais erros ao longo da sua jornada como empreendedor. Continue a leitura e veja: 

  • 3 motivos que levam uma empresa à falência
  • Está em busca de serviços contábeis para a sua empresa? Conte com os especialistas da Tupi Brazil Solution!
empresa à falência - Tupi Brazil Solutions

3 motivos que levam uma empresa à falência

Entre os principais erros estão: 

  • Ficar sem dinheiro é o maior risco para uma pequena empresa. Os proprietários geralmente sabem quais fundos são necessários no dia a dia, mas não têm certeza de quanta receita está sendo gerada, e a desconexão pode ser desastrosa;
  • A inexperiência na gestão de uma empresa pode impactar negativamente as pequenas empresas, assim como um plano de negócios mal visualizado, o que pode levar a problemas contínuos quando a empresa estiver operacional;
  • Campanhas de marketing mal planejadas ou a falta de marketing e publicidade adequados, estão entre os outros problemas que arrastam as pequenas empresas para o fundo do poço.

A seguir você pode compreender melhor cada um desses erros:

Falta de financiamento ou capital de giro

O principal motivo que leva uma empresa à falência é a falta de financiamento ou capital de giro, pois, em boa parte dos casos, o empresário está ciente do real valor que é necessário para manter a execução das operações em dia.

No entanto, é comum que os empresários não estejam familiarizados com a quantidade de receita gerada pela venda de um produto ou serviço. 

Essa simples falta de atenção pode fazer com que a empresa tenha que fechar as portas em um piscar de olhos. 

Gestão inadequada

A falta de preparo é outro fator muito comum para levar uma empresa à falência. 

Mesmo que o empresário tenha habilidades necessárias para a criação e venda de um produto, a ausência de um gerente ou de um supervisor pode comprometer o negócio. 

Uma equipe capacitada deve ser uma das prioridades de uma empresa, independente do seu porte. 

Para isso, é imprescindível que se terceirize atividades que não conseguem ou não tem tempo para executá-las com sucesso. 

Falta de planejamento

Não é difícil que as novas empresas negligenciam a importância de um bom planejamento empresarial. 

Muitos, erroneamente, esquecem que um bom planejamento de negócios é capaz de abrir portas e fazer com que a empresa permaneça no mercado por muitos anos. 

Para tanto, um plano sólido precisa incluir: 

  • Uma descrição clara do negócio;
  • Necessidades atuais e futuras dos funcionários e da administração;
  • Oportunidades e ameaças no mercado mais amplo;
  • Necessidades de capital, incluindo fluxo de caixa projetado e vários orçamentos;
  • Iniciativas de marketing;
  • Análise da concorrência.

Os gestores que não levam em consideração as necessidades da sua empresa, certamente terão que lidar com desafios maiores no futuro. 

O mesmo vale para as empresas que não têm o costume de analisar frequentemente o seu plano de negócios inicial, ou aquelas que não estão preparadas para se adequarem às mudanças no mercado, podendo ser surpreendidas por obstáculos. 

No intuito de evitar armadilhas, os empreendedores devem ter um conhecimento profundo sobre o seu próprio setor e sobre a concorrência antes de abrir uma empresa. 

Lembrando que o modelo de negócios e infraestrutura específicos de uma empresa precisam ser definidos muito antes que os produtos ou serviços comecem a ser disponibilizados para os clientes. 

Além do que, os fluxos de receita em potencial precisam ser projetados de maneira realista e com antecedência. 

empresa à falência - Tupi Brazil Solutions

Está em busca de serviços contábeis para a sua empresa? Conte com os especialistas da Tupi Brazil Solution! 

Ao longo deste conteúdo você pôde identificar quais fatores fazem com que uma empresa vá à falência, não é mesmo? 

Se você notou que precisa de ajuda em algum momento da sua gestão, não há com o que se preocupar! 

Atualmente você  pode contar com uma equipe especialista em contabilidade empresarial para cuidar de todos os trâmites necessários para se tornar um gestor cada vez melhor. 

Neste sentido, você deve conhecer a Tupi Brazil Solution! 

Hoje a Tupi Brazil Solution é mais do que uma das principais empresas no setor contábil no Brasil. 

Há mais de 4 décadas no mercado, a Tupi Brazil Solution tem auxiliado os gestores e empreendedores que desejam abrir e organizar o seu novo negócio no âmbito nacional e internacional.

Gerenciar uma empresa e empreender não é uma tarefa simples, mas as questões fiscais e contábeis não devem se tornar um problema para você.

Por isso, é fundamental compreender a importância de se contratar um contador para cuidar de todos os passos ao abrir uma empresa no Brasil, onde o profissional seja consultivo na sua empresa, para atuar em parceria com a sua organização, no desenvolvimento na prática de seus processos e sistemas integrados.

Pois, profissionais qualificados colaboram diretamente para o crescimento da sua organização, evitando que problemas tomem o seu tempo que comprometem o seu crescimento.

Se você precisar de um especialista para te auxiliar na contabilidade para empresas entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário