Entenda como a gestão da folha de pagamento é importante para seu negócio

A falta na gestão da folha de pagamento pode ser responsável por muitos transtornos, quando não calculada corretamente e não informada nos prazos estabelecidos no e-social. Não é à toa, que os melhores gestores contam com uma equipe especializada na gestão da folha de pagamento. Se você está em busca de uma empresa que faz a gestão da folha de pagamento fique atento, neste post, vamos te ajudar a entender como funciona e com quem você pode contar na gestão da sua folha de pagamento. Acompanhe!

Pacote promocional - folha de pagamento + contabilidade + financeiro

As empresas que contratam os seus colaboradores através do regime de CLT –

Consolidação das Leis do Trabalho devem estar ciente que existem uma série de cálculos tais como: benefícios, tributos e encargos sociais ligados à folha de pagamento. 

Dessa maneira, se o gestor não estiver atendo a esses cálculos, regras e prazos certamente pode resultar em problemas e prejuízos para a sua empresa. 

Você sabia que a empresa deve comunicar em até um dia da admissão do novo colaborador através do portal e-social? Sob pena a não comunicação está previsto uma multa de R$ 3.000,00 a R$ 6.000,00 em caso de reincidência?

Podemos destacar também tais comunicações como: alterações no contrato, comunicação de acidente de trabalho, admissões não informadas, afastamentos, informações incorretas, não computar parcela do FGTS, PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) – dados sobre empregados expostos e exames médicos podem gerar penalidades se não comunicado em tempo hábil no e-social. 

Sabendo da importância na gestão da folha de pagamento e para empresa estar em conformidade seguindo as leis trabalhistas, preparamos este conteúdo sobre férias o que você precisa saber sobre o assunto. Veja: 

Onde o direito a férias está previsto na CLT?

O direito às férias está previsto no capítulo IV da Consolidação das leis do Trabalho, a partir do artigo 129. 

Além de ser um direito trabalhista, as férias são também um direito constitucional. Dessa maneira, está prevista no artigo 7o, inciso XVII, do capítulo II dos Direitos Sociais. 

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XVII – gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal.

Dessa maneira, por se tratar de um direito constitucional, não se pode retirar o direito as férias do seu colaborador. 

Mas, quem tem direito ao gozo de férias?

De acordo com a CLT, todo trabalhador possui direito ao gozo de férias. Ou seja, partir do momento em que o trabalhador tem sua carteira assinada, esse direito começa a ser construído, pois, a cada período de 30 dias, se ele trabalhar no mínimo 15 dias, já terá direito a 2,5 diás de férias em cada mês, é o que conhecemos como fator avos de férias.

No entanto, os estagiários, por não terem vínculo empregatício não possuem tal direito. Na realidade, o mesmo terá direito ao recesso remunerado. 

O recesso remunerado é diferente de férias, pois não há o acréscimo de ⅓ da remuneração na folha de pagamento de férias. 

O que precisa ser calculado na folha de pagamento referente a férias? 

Entre os itens que devem ser levados em consideração na folha de pagamento de férias estão: 

  • Período de pagamento: Segundo as normas da CLT, após 12 meses de atuação, o colaborador tem direito a férias. No entanto, é importante estar atento quanto ao período de férias, pois caso o funcionário não receba o pagamento referente ao seu descanso dentro dos 11 meses subsequentes, o valor das férias deve ser pago em dobro; 
  • Valores e adicionais: para saber corretamente o valor final na folha de pagamento, o responsável deverá somar o valor bruto do salário + ⅓ adicional e as taxas de INSS e IRRF; 
  • Desconto em folha de pagamento: a equipe que realiza os cálculos da folha de pagamento terceirizada deve ter o controle das faltas injustificadas. Pois, quando o colaborador passa de 06 (seis) dias não trabalhados e sem justificativa, há o desconto no seu período de gozo de férias, lembrando que tudo tem que estar declarado no e-social inclusive os atestados médicos dentro do prazo estipulado pelo ministério do trabalho.
Assessoria gratuita

Precisa de ajuda com a gestão da folha de pagamento? A Tupi Brazil Solution é especialista no assunto e conta com profissionais capacitados que podem te ajudar.

Hoje a Tupi Brazil Solution é mais do que uma empresa de folha de pagamento terceirizada. 

Há mais de 4 décadas no mercado, a Tupi auxilia empresários nacionais e internacionais que atuam ou desejam atuar no Brasil. 

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa simples e por isso, a folha de pagamento de férias também não se tornar um problema para você!

Por isso, é fundamental compreender a importância de se contratar uma equipe especialista em folha de pagamento para atuar em parceria com a sua organização. 

Pois, os profissionais especializados colaboram diretamente para o crescimento da mesma,  evitando que problemas trabalhistas tomem o seu tempo e comprometam o seu financeiro. 

Se você precisa de uma empresa para cuidar da sua folha de pagamento de férias, entre em contato conosco — nós podemos auxiliar! 

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário