Como fazer projeção para fluxo de caixa futuro?

Você sabe qual será o fluxo de caixa futuro da sua empresa? Quais são as previsões de despesas e custos? Qual será a necessidade de capital de giro para as operações? Caso você ainda esteja perdido, não se preocupe! Ao longo deste artigo, você aprende tudo o que precisa saber para não cometer erros! Curioso (a)? Continue a leitura!

Embora seja um equívoco, é muito comum que os gestores não tenham conhecimento de como fazer a projeção de fluxo de caixa futuro. 

Mas nos conte, você sabe qual a previsão de vendas e de recebimentos da sua empresa para os próximos meses? Além disso, você tem ideia dos custos e despesas que terá? 

Caso você esteja perdido e não tenha ideia do que se trata essa projeção, não se preocupe! 

Sabendo da importância de se ter o controle financeiro em dia, a Tupi Brazil Solution preparou este conteúdo exclusivo para você e ele será bem útil para a sua empresa. Vamos lá? 

empresa à falência - Tupi Brazil Solutions

O que é fluxo de caixa?

Antes mesmo que você aprenda sobre fluxo de caixa futuro, precisamos definir o que é fluxo de caixa. 

O fluxo de caixa é uma das ferramentas essenciais para uma gestão financeira de qualquer empresa. 

Não importa qual o segmento, tamanho da sua companhia! Toda empresa precisa saber como lidar com o seu fluxo de caixa. 

Através dele é possível acompanhar as movimentações financeiras da sua empresa. 

Ou seja, é através dele que você poderá identificar todas as entradas e saídas de dinheiro, bem como o saldo final do seu caixa. 

O que é a projeção de fluxo de caixa futuro?

O fluxo de caixa é construído com base nas entradas e saídas de dinheiro que já aconteceram na sua empresa. 

Enquanto a projeção de fluxo de caixa futuro, tem a mesma estrutura, mas com base na estimativa de entradas e saídas de dinheiro. 

Essa estimativa pode ser realizada de diversas maneiras, mas geralmente consiste na análise de dados anteriores e projeções de cenários futuros. 

Você sabe como desenvolver essa projeção de fluxo de caixa futuro? Continue a leitura! Esse será o tópico a seguir. 

Qual a importância de realizar a Projeção de Fluxo de Caixa?

Projetar o seu fluxo de caixa futuro é basicamente saber se a sua empresa estará ou não de portas abertas ao final de um determinado período. Não há nada mais importante do que isso, não é mesmo?

O Fluxo de Caixa, além de auxiliar no controle financeiro da sua empresa, é uma importante ferramenta para a tomada de decisões. 

O correto controle de fluxo de caixa futuro, aliado a uma boa projeção de Fluxo de Caixa mostra de forma assertiva se a sua empresa terá dinheiro em caixa para quitar seus compromissos financeiros. 

Com as projeções em mãos, você também consegue tomar decisões importantes em relação à realização de investimentos, financiamentos e a correta distribuição de recursos, para dar continuidade às operações.

Como criar uma projeção de fluxo de caixa?

É através do orçamento empresarial, que você pode realizar a projeção de fluxo de caixa futuro. 

Acredite se quiser, mas com dados corretos é possível fazer a projeção para meses e até mesmo anos à frente! 

Isso porque o orçamento empresarial é um instrumento de gestão que já traz as previsões de receitas, custos, despesas e investimentos, em geral, para pelo menos 01 ano futuro.

Portanto, sua empresa precisa conhecer os prazos médios de pagamento e de recebimento: 

  • Prazos Médios de Pagamento: é o tempo entre a data da compra e o pagamento efetivo ao fornecedor. Por exemplo, se sua empresa compra matérias-primas e paga seu fornecedor em duas vezes, seu prazo médio de pagamento vai ser de 50% à vista e 50% em 30 dias.
  • Prazos Médios de Recebimento: é o tempo entre a venda e o efetivo recebimento do dinheiro. Por exemplo, se sua empresa vende parcelado em 3x sem entrada, seu prazo médio de recebimento vai ser de 33% em 30 dias, 33% em 60 dias e 34% em 90 dias.

Seguindo a lógica acima, basta aplicar os prazos médios de pagamento e de recebimento nas informações obtidas com o orçamento empresarial e sua empresa vai ter uma projeção de fluxo de caixa futuro. 

Como estruturar a projeção de fluxo de caixa futuro

Como este é um relatório gerencial, cada gestor tem a sua forma de organizar o seu fluxo de caixa futuro a fim de extrair informações importantes mais facilmente.

Independente das individualidades de cada empresa é fundamental que a projeção esteja dividida em, pelo menos, três grupos que vão facilitar a compreensão do que a empresa tem, quanto ela ganha, o que ela gasta, quanto tem para investir e quando pode investir. 

Estes grupos são:

  • Atividades Operacionais: é o que faz com que a empresa se mantenha funcionando. É neste grupo que estão as receitas das vendas, os custos de produção, as despesas de venda e administração. É aqui que estará o dia-a-dia do negócio;
  • Atividades de Investimento: é onde devem aparecer todas as movimentações referentes a investimentos, como a compra de bens para empresa e também investimentos financeiros;
  • Atividades de Financiamento: aqui devem ser listadas todas as entradas e saídas resultantes de atividades de financiamento, como pagamento de juros e desconto de empréstimos bancários etc. 
BPO Financeiro - Tupi Brazil Solutions

Serviços contábeis para empresas? Conte com os especialistas da Tupi Brazil Solution! 

Ao longo deste conteúdo você pôde aprender sobre a importância de se ter uma projeção de fluxo de caixa futuro, não é mesmo? 

Mas se você notou que precisa de ajuda em algum momento da sua gestão, não há com o que se preocupar! 

Atualmente você  pode contar com uma equipe especialista em contabilidade empresarial para cuidar de todos os trâmites necessários para se tornar um gestor cada vez melhor. 

Neste sentido, você deve conhecer a Tupi Brazil Solution! 

Hoje a Tupi Brazil Solution é mais do que uma das principais empresas no setor contábil no Brasil. 

Há mais de 4 décadas no mercado, a Tupi Brazil Solution tem auxiliado os gestores e empreendedores que desejam abrir e organizar o seu novo negócio no âmbito nacional e internacional.

Gerenciar uma empresa e empreender não é uma tarefa simples, mas as questões fiscais e contábeis não devem se tornar um problema para você.

Por isso, é fundamental compreender a importância de se contratar um contador para cuidar de todos os passos ao abrir uma empresa no Brasil, onde o profissional seja consultivo na sua empresa, para atuar em parceria com a sua organização, no desenvolvimento na prática de seus processos e sistemas integrados.

Pois, profissionais qualificados colaboram diretamente para o crescimento da sua organização, evitando que problemas tomem o seu tempo que comprometem o seu crescimento.

Se você precisar de um especialista para te auxiliar na contabilidade para empresas entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário