Como uma boa gestão de custos de uma empresa pode alavancar seus negócios

Saber todos os custos fixos de uma empresa é fundamental para ter uma boa gestão da empresa. É imprescindível ter controle sobre as finanças de uma empresa, as empresas que mais se destacam no mercado contam com um rigoroso controle de despesas, mas você sabe o que fazer e como fazer? Ou melhor, sabe o que deve ser considerado no controle financeiro? Neste post, você vai conseguir avaliar! Acompanhe. 

Muitas empresas atualmente encontram dificuldades em precificar seus produtos, em muitos casos acabam vendendo produtos sem qualquer embasamento de estudo de custos, deixando de lucrar ou até mesmo tendo prejuízo.

Com um estudo de custeio conseguimos identificar como devemos precificar os produtos corretamente para que o processo produtivo consiga pagar todas as contas no final do mês e gere lucro, é você no controle dos gastos, o gestor neste caso consegue avaliar detalhadamente cada despesa em seu processo produtivo ou de serviços e pode reduzi-lo ou elimina-lo por completo.

Conheça também: Custeio ABC

Não ter o controle sobre os custos fixos de uma empresa pode levá-lo a ter problemas financeiros, isto porque, independente do seu porte, a gestão financeira sempre determinará o melhor caminho para seguir e gerando lucro e reduzindo os custos.

A equipe responsável pelos custos fixos e variáveis de uma empresa está diretamente ligada ao seu crescimento, ou seja, ter o controle sobre as finanças de uma empresa é tão importante quanto se ter qualidade em seu produto ou serviço.

Mas como fazer o controle dos gastos de uma empresa? Por compreender a importância de se saber como controlar as finanças da sua empresa, preparamos este post incrível para você. Veja:

Quais são os custos que devemos controlar em uma empresa

Existem diversos tipos de custos fixos e variáveis em uma empresa. 

Primeiramente é fundamental ressaltar que custos diretos são aqueles relacionados diretamente com o processo de produção da empresa.

Os custos indiretos de uma empresa são aqueles relacionados às despesas que não influenciam diretamente na produção, por exemplo, viagens e reembolsos diversos.

Entre os gastos da empresa existem duas categorias: “custos” e “despesas”, a seguir listamos detalhadamente como você pode identificar cada um deles. 

Custos fixos de uma empresa

Os custos fixos são aqueles que não se alteram de acordo com a produção do seu produto ou do serviço. 

Ou seja, independente de quanto a sua empresa produza, este custos não variam. Neste sentido, podemos citar como exemplo o aluguel e salários.

Custos variáveis de uma empresa

Entre os custos variáveis podemos citar a matéria prima, pois estes custos são aqueles que se alteram de acordo com o volume da produção da sua empresa.

Despesas fixas

As despesas fixas não variam de acordo com a produtividade e geralmente são aqueles que mantem a empresa funcionando diariamente, como por exemplo, energia elétrica, água, serviços de internet e telefonia.

Despesas variáveis

Entre as despesas variáveis são todas aquelas que necessariamente não deveriam existir todo mês, por exemplo, confraternizações, serviços terceirizados e taxas.

Como controlar os custos fixos de uma empresa?

Ter o controle sobre os custos fixos de uma empresa é fundamental, pois dessa maneira é possível entender a situação da empresa.

Embora seja um processo relativamente simples, ter um bom funcionamento das finanças de uma empresa evita com que problemas relacionados ao fluxo de caixa comprometam o seu crescimento.

Portanto, recomendamos que você, enquanto proprietário ou gestor:

  • Separe os gastos pessoais dos gastos da empresa; 
  • Faça o controle diário sobre as entradas e saídas, assim você não terá que lidar com muita informação no final do mês; 
  • Utilize uma planilha ou software que possibilite o controle fácil dos custos fixos e variáveis de uma empresa; 
  • Tenha um contador e uma equipe que auxilie a empresa no planejamento e controle financeiro. 
  • Avalie através de um orçamento anual se todos os gastos estão em conformidade com  o orçado, avaliando também os desvios e possíveis redução de custos.

Precisa de ajuda com as finanças e controle de custos da sua empresa? A Tupi Brazil Solution é especialista no assunto e pode te ajudar

A Tupi Brazil Solution é mais do que uma empresa de contabilidade do país, atuamos também como administradores e ajudamos as empresas se estruturarem da melhor forma para atuar no mercado.

Estamos a mais de 4 décadas no mercado, a Tupi Brazil Solution auxilia com o controle de finanças de uma empresa, empresários nacionais e internacionais que atuam ou desejam atuar no Brasil.

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa simples e por isso, as questões financeiras, que envolvem os custos fixos de uma empresa não devem se tornar um problema para você.

Por isso, é fundamental compreender a importância de se contratar uma equipe que seja especialista financeira em uma empresa, para atuar em parceria com a sua organização.

Pois, profissionais qualificados colaboram diretamente para o crescimento da sua organização, evitando que problemas tomem o seu tempo e comprometam o seu planejamento financeiro. 

Se você precisar de uma empresa especialista financeira de uma empresa, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar! 

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário