Gestão financeira das contas a pagar e das contas a receber: Cinco erros que podem prejudicar a sua empresa

Ter o controle sobre as contas a pagar e receber da sua empresa é a melhor maneira de você evitar problemas futuros. Não são à toa que as empresas que mais crescem no Brasil, contam com uma equipe especializada no assunto. Para te auxiliar no controle de contas a pagar e a receber, preparamos este post completo, para que você não cometa alguns erros comuns. Acompanhe!

Não ter o controle sobre as contas a pagar e das contas a receber é muito prejudicial para a saúde do seu negócio.

Isto é, de nada adiantará ter preços corretos e competitivos no mercado se você não tiver uma gestão do fluxo de caixa controlado diariamente o contas a pagar a receber.

Por mais simples que sejam os cálculos, são os pequenos erros que prejudicam toda a sua estratégia de crescimento.

De um modo geral, existem cinco erros muito comuns que comprometem o financeiro. Mas, não se preocupe! Neste post, você aprende a evitá-los. Veja:

1. Não saber quais são os vencimentos das contas

Quem não tem controle das contas a pagar e receber, geralmente não sabem os prazos de pagamentos e de recebimentos.

Isso faz com que não se tenha um planejamento dos gastos e é neste momento que o problema começa.

Sem um planejamento, é certo que surgirão problemas de capital de giro como, por exemplo, a falta de dinheiro para as despesas fixas e as despesas variáveis e a compra da matéria prima e outros gastos inerente ao negócio.

Além disso, não tendo o controle das contas a receber, perde-se a oportunidade de negociar melhores prazos e formas de pagamento, já que poderia comprar a vista com desconto.

2. Ignorar pequenos custos e seus impactos

Juros de faturas atrasadas, taxas cobradas nas operações de cartões e boletos devem ser considerados nas contas a pagar e receber.

Dependendo do valor, o total desses pequenos gastos pode ser utilizado como uma reserva do fluxo de caixa conta a pagar e receber, como também pode ser utilizado para quitação de uma dívida.

Por isso, o controle dos vencimentos é tão importante e até mesmo o menor valor deve ser considerado.

Além disso, muitos empreendedores não sabem precificar os seus produtos corretamente e isso faz com que a sua margem de lucro seja prejudicada.

Se você não sabe realizar este tipo de cálculo, o recomendado é procurar um especialista. Entenda que as contas a pagar e receber é fundamental para que a sua empresa não chegue à falência.

3. Considerar valores que a empresa ainda não recebeu

O terceiro erro mais comum entre os empreendedores é considerar valores que ainda não receberam, seja o recebimento através de um cartão de crédito ou cheque.

Para evitar este erro é muito simples, não conte com um dinheiro que a sua empresa ainda não tem disponível, serve tão somente como previsão.

Portanto, faça o controle de contas a receber somente quando o valor estiver disponível no caixa.

Assim, você evitará muita dor de cabeça e o seu fluxo de caixa do contas a pagar e receber estará em ordem, sair tomando dinheiro emprestado as pressas geralmente custam muito mais do que os planejados previamente, sem contar que também pode renegociar prazos com seus fornecedores a fim de evitar uma tomada de empréstimo.

4. Não separa as suas contas pessoais da empresa

É muito comum que os empresários no início da empresa não separem as contas pessoais das contas da empresa.

No entanto, é importante que você compreenda que as contas da empresa são de pessoa jurídica e as pessoais de pessoa física e jamais devem ser confundidas.

Enquanto você não aprender a separar as despesas da empresa e as pessoais, você estará cortando os ganhos que a empresa poderia utilizar para os seus processos de expansão.

Para evitar este erro, o recomendado é estipular o pró-labore e definir quais serão as retiradas mensais.

5. Não contar com uma empresa especializada no controle de contas a pagar e receber

Acreditar que você dará conta de tudo dentro da sua empresa é um erro muito comum. Mas, que pode ser altamente prejudicial para o controle de contas a receber.

O importante é o crescimento da sua empresa, não é mesmo? Quem é o empresário que não quer lucrar e consequentemente, crescer?

Para isso, você terá que contar com diversos profissionais capacitados e cada um atuará para que a sua empresa tenha o melhor desempenho.

Não seria diferente com as suas contas a receber e a pagar.

Entenda que a saúde financeira da sua empresa é de extrema importância para que ela continue de portas abertas.

Você não dará conta de tudo! Por isso, busque um escritório de confiança que te auxiliará no controle de contas a pagar e receber, e faça a gestão correta do seu fluxo de caixa.

Procurando por um escritório de contabilidade? A Tupi Brazil Solution é especialista no assunto e pode te ajudar

Hoje a Tupi Brazil Solution é mais do que uma empresa especializada em contas a pagar e receber.

Há mais de 4 décadas no mercado, a Tupi auxilia empresários nacionais e internacionais que atuam ou desejam atuar no Brasil.

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa simples e por isso, o fluxo de caixa contas a pagar e receber não pode se tornar um problema para você!

Por isso, é fundamental compreender a importância de se contratar uma equipe especialista, para atuar em parceria com a sua organização.

Pois, os profissionais especializados colaboram diretamente para o crescimento da sua organização, evitando que problemas tomem o seu tempo e comprometam o seu planejamento financeiro.

Se você precisar de uma empresa para cuidar das contas a receber e a pagar, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário