O profissional responsável pela folha de pagamento deve-se se atentar a alguns cuidados para evitar prejuízo

A folha de pagamento de uma empresa é uma das maiores preocupações dos gestores, dentro de uma companhia. Por isso, independente do tamanho da sua empresa é de extrema importância que um especialista cuide do assunto. Não à toa, as empresas que possuem menos processos trabalhistas, contam com um especialista.

Neste post, você aprende tudo o que precisa para evitar prejuízos financeiros. Acompanhe!

Pacote promocional - folha de pagamento + contabilidade + financeiro

Independente do tamanho da sua companhia, o cuidado com a folha de pagamento de uma empresa deve ser o mesmo.

Pois, um pequeno descuido em relação à folha de pagamento e holerite pode resultar em processos trabalhistas e consequentemente, prejuízo financeiro.

Deste modo, é fundamental contar com um especialista em folha de pagamento de uma empresa e evitar atrasos nos pagamentos, erros nos cálculos de salários e dos impostos.

Sendo assim, manter o controle sobre estes documentos e os cálculos corretos não só impedem complicações legais, como evitar que a empresa perca dinheiro.

Neste conteúdo, você aprende tudo o que precisa saber sobre os cuidados necessários que se deve ter em relação à folha de pagamento complementar. Veja:

  • O que é folha de pagamento de uma empresa
  • Quais itens devem compor a folha
  • Como minha empresa pode organizar as despesas?
  • Procura por folha de pagamento complementar? A Tupi é especialista no assunto e pode te ajudar

O que é folha de pagamento de uma empresa

A folha de pagamento de uma empresa nada mais é do que um documento que contém os dados trabalhistas dos funcionários.

Essas informações contábeis são necessárias para descrever os valores financeiros compostos por salário, contribuição social e imposto de renda.

Além disso, a folha de pagamento e holerite deve informar os descontos feitos pelo empregador, de acordo com a legislação vigente.

Sendo assim, a folha de pagamento de uma empresa não é um documento opcional. Muito pelo contrário, ela é obrigatória e deve ser emitida todos os meses.

Por isso, contar com um responsável pela folha de pagamento complementar auxilia na sua gestão, pois você não terá que focar neste processo e pode ficar mais atento à outras atividades da sua empresa que podem estar exigindo a sua atenção no momento.

Quais itens devem compor a folha?

A folha de pagamento de uma empresa também faz parte do controle financeiro de sua companhia.

Ou seja, é de extrema importância que os cálculos dos tributos e salários, de seus colaboradores, sejam feitos corretamente.

Pois, dessa maneira evitam-se processos judiciais, dívidas com funcionários e gastos com advogados para representar a sua empresa.

Deste modo, é importante que haja um controle eficiente sobre as informações e mais do que isso, é importante que haja uma comunicação clara e efetiva entre a sua empresa e a responsável sobre a folha de pagamento de uma empresa.

Afinal de contas, mudanças podem ocorrer rapidamente como, por exemplo, aquisição de férias, afastamentos, licença maternidade, promoções, aumento salarial etc.

Além disso, quando um colaborador trabalha após as 22h, a empresa deve pagar adicional noturno e adicional de periculosidade e insalubridade, quando a atividade gera risco à vida.

Também deve-se pagar horas extras, quando um funcionário exceder o período normal do seu expediente.

Como pode notar, a empresa responsável pela folha de pagamento de uma empresa deve estar atento aos mínimos detalhes.

Além dos ganhos, a folha de pagamento e holerite também possui descontos e são eles:

  • INSS (Instituto Nacional do Seguro Social): de 8%, 9%, 11% de acordo com o salário base;
  • Benefícios, como o desconto de 6% sobre o vale transporte;
  • Faltas ao trabalho também entram na folha de pagamento de uma empresa;
  • Contribuição Sindical, feita uma vez por ano com desconto referente a um dia de trabalho;
  • Imposto de Renda de Pessoa Física;
  • FGTS;
  • 13o salário da folha de pagamento de uma empresa;
  • Valor referente a ⅓ das férias.
Assessoria gratuita

Como minha empresa pode organizar as despesas?

Como citados anteriormente, diversos itens devem ser considerados no momento em que o responsável pela folha de pagamento de uma empresa realizar os cálculos de cada colaborador.

Por isso, a principal dica é: organize os seus documentos e solicite que o responsável pelos cálculos da folha de pagamento complementar, também seja organizado em relação aos documentos da sua empresa.

Este cuidado e atenção evita que hajam erros nos cálculos e claro, facilita na hora de encaminhar as informações.

Procura por folha de pagamento complementar? A Tupi Brazil Solution é especialista no assunto e pode te ajudar

Hoje a Tupi Brazil Solution é mais do que uma empresa que faz a folha de pagamento de uma empresa.

Há mais de 4 décadas no mercado, a Tupi auxilia empresários nacionais e internacionais que atuam ou desejam atuar no Brasil.

As questões trabalhistas relacionadas a folha de pagamento de uma empresa da sua companhia, não devem ser uma dor de cabeça para você, gestor!

Por isso, é fundamental compreender a importância de se ter um responsável pela folha de pagamento complementar atuando em parceria com a sua organização. Pois, os profissionais especializados colaboram diretamente para o crescimento da mesma.

Se você precisa de uma empresa para cuidar da sua folha de pagamento complementar, entre em contato conosco — nós podemos auxiliar!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário