Planejamento orçamentário: conheça a ferramenta aliada de uma boa gestão

Planejamento orçamentário é uma das ferramentas empresariais mais importantes para se obter uma boa gestão, pois uma das suas funções é planejar a receita, custos, despesas e investimentos empresariais. Neste post, você aprende mais sobre a ferramenta. Acompanhe!

O planejamento orçamentário é uma ferramenta de gestão fundamental para qualquer gestor. 

Isso porque o seu objetivo é estudar como planejar e monitorar os resultados da empresa. Ou seja, o planejamento visa compreender as receitas, custos, despesas e investimentos que a empresa terá a médio e longo prazo. 

Podemos dizer que a ferramenta faz uma “contabilidade reversa”. Uma vez que a contabilidade tradicional registra as entradas e saídas financeiras, enquanto o planejamento orçamentário visa ter uma previsão do negócio.

Esse tipo de estudo é fundamental, para que as empresas possam se preparar para o que está por vir e não serem pegos de surpresa. 

Neste post, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Veja: 

  • Como fazer planejamento orçamentário
  • O que compõe o planejamento empresarial
  • Como coletar os dados do planejamento orçamentário
  • Agora que você já sabe como fazer o planejamento da sua empresa, que tal conhecer os especialistas da Tupi Brazil Solution?

Como fazer planejamento orçamentário

Para realizar o planejamento orçamentário do seu negócio pode-se utilizar o planejamento estratégico, tático e operacional. 

Para tanto, o gestor ou responsável pela execução poderá se basear no histórico dos anos anteriores, por exemplo. 

No entanto, para melhores resultados o melhor a se fazer é contar com um especialista no assunto. 

Pois, somente dessa maneira você terá certeza de que os dados obtidos estão de acordo com a realidade. 

Mas, o que compõe este planejamento orçamentário? Continue a leitura, pois este é o assunto do próximo tópico. 

O que compõe o planejamento empresarial

Para realizar o planejamento orçamentário você deverá ter informações a seguir: 

  • Planejamento de Vendas;
  • Projeção de Deduções de Vendas;
  • Orçamento de Custos de Produção;
  • Orçamento de Gastos com Pessoal;
  • Orçamento de Despesas Operacionais;
  • Orçamento de Investimentos.

Para que os dados sejam calculados corretamente é imprescindível que se considere as necessidades específicas de cada negócio e consequentemente, criar regras próprias para aplicar este orçamento às suas respectivas demandas. 

Como coletar os dados do planejamento orçamentário

Ao realizar a elaboração do orçamento é possível que se tenha em mãos três relatórios essenciais para a gestão: DRE projetado, Projeção de fluxo de Caixa e Projeção de Balanço Patrimonial. 

A Projeção de DRE tende a apresentar o quanto de lucro a sua empresa irá gerar, já a Projeção de Fluxo de caixa apresenta quanto a empresa terá de dinheiro em caixa. 

Enquanto isso, a Projeção de Balanço Patrimonial indica o quanto a empresa irá acumular de riqueza durante um determinado período. 

A partir desses relatórios é possível obter um planejamento orçamentário assertivo e que possibilite a melhora das tomadas de decisão na sua empresa. 

Para realizar os relatórios, criar simulações e prever cenários pode-se contar com uma empresa especialista de sua confiança. 

Agora que você já sabe como fazer o planejamento da sua empresa, que tal conhecer os especialistas da Tupi Brazil Solution?

Hoje a Tupi Brazil Solution é mais do que uma das principais empresas no setor contábil no Brasil. 

Há mais de 4 décadas no mercado, a Tupi Brazil Solution tem auxiliado os gestores e empreendedores que desejam abrir e organizar o seu novo negócio  no planejamento financeiro, fiscal e contábil no âmbito nacional e internacional.

Gerenciar uma empresa e empreender não é uma tarefa simples e por isso, as questões financeiras, contábeis não devem se tornar um problema para você.

Por isso, é fundamental compreender a importância de se contratar um contador para realizar o planejamento orçamentário da sua empresa, onde o profissional seja consultivo na sua empresa, para atuar em parceria com a sua organização, no desenvolvimento na prática de seus processos e sistemas integrados.

Pois, profissionais qualificados colaboram diretamente para o crescimento da sua organização, evitando que problemas tomem o seu tempo e comprometam o seu crescimento.

Se você precisar de um especialista para realizar o planejamento orçamentário da sua empresa, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário