8 formas de fazer uma redução de custos

Fazer a redução de custos administrativos é um desafio para todas as empresas. Afinal de contas, é neste momento que a empresa poderá melhorar a lucratividade. Mas, você sabe como reduzir custos e aumentar a produtividade? Neste post, você aprende como! Acompanhe!

A redução de custos é fundamental para melhorar a lucratividade do seu negócio. Na prática, essa estratégia traz inúmeros benefícios diretos e indiretos. 

Diante da competitividade do mercado, o segredo do sucesso está em não comprometer a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos. 

Portanto, o melhor caminho é fazer a redução de despesas, evitar desperdícios e negociar condições especiais. 

A seguir, você encontra um conteúdo exclusivo sobre como fazer uma redução de custos eficiente. Veja: 

  • Mapeie os processos internos
  • Faça uma análise do fluxo de caixa
  • Negocie contratos
  • Faça pesquisa de preços
  • Tenha parceria com fornecedores
  • Evite desperdícios 
  • Faça o controle de estoque
  • Faça a terceirização de tarefas
  • Precisa de ajuda para organizar os custos da sua empresa? Conte com os especialistas da Tupi Brazil Solution! 
Assessoria gratuita

1. Mapeie os processos internos

Para fazer a redução de custos eficiente é fundamental que você faça um mapeamento de toda a empresa. 

Ao analisar detalhadamente todos os processos e atividades, certamente você irá se deparar com despesas desnecessárias. 

Portanto, embora seja uma atividade complexa, mapear os processos internos a fim de fazer a redução de custos operacionais e gerar aumento de receita é o primeiro passo. 

2. Faça uma análise do fluxo de caixa

Para fazer a redução de despesas você não precisa baixar a qualidade dos produtos ou serviços prestados, basta que você faça uma análise criteriosa sobre o seu fluxo de caixa. 

Avaliando as receitas e os gastos do seu negócio, você notará quais são as principais fontes de saída e de recursos do caixa da sua empresa. 

A partir desse momento, o passo seguinte é investigar os motivos que causaram o aumento nos custos. 

Só depois de descobrir para onde os recursos estão indo é que se torna possível decidir quais são os cortes mais acertados a se fazer. Lembre-se: o histórico do fluxo de caixa é extremamente importante, pois permite comparar a evolução dos custos.

3. Negocie contratos

Ao analisar os custos da sua empresa você pode se deparar com dados que mostram que um fornecedor que era mais vantajoso mudou as condições. 

Tente analisar os gastos com cada contrato, para que você possa negociar melhores condições. 

4. Faça pesquisa de preços

Embora seja simples, muitos gestores pecam por não pesquisarem os melhores preços. 

Na prática, para realizar a redução de custos é fundamental que se realize pesquisas de preços, pense em como estivesse comprando algo para você, avalie o melhor custo e benefício. 

Nossa sugestão é: sempre que realizar uma cotação, faça em pelo menos em três empresas diferentes e a partir disso, você deverá avaliar se o custo é justificável em relação aos benefícios. 

5. Tenha parceria com fornecedores

Contar com fornecedores de confiança é sempre uma excelente vantagem competitiva para qualquer empresa. Neste sentido, busque criar relacionamentos duradouros.

Só tenha em mente que as negociações devem estabelecer uma relação de ganho em mão dupla para formar uma parceria sólida e de longo prazo.

Negociando preços e condições comerciais, você pode adquirir mais produtos para conseguir um desconto maior, prazos de pagamento mais folgados ou taxas de juros menores e consequentemente ter a redução de custos operacionais. 

6.  Evite desperdícios 

Campanhas contra desperdício costumam trazer resultados rápidos. E saiba: até as contas mais simples podem esconder excelentes oportunidades de redução de custos. 

Portanto, conscientizar seu time de colaboradores para evitar gastos desnecessários de:

  • água;
  • energia;
  • telefone;
  • material de escritório;
  • material de copa e limpeza.

7 . Faça o controle de estoque

O controle de estoque é parte fundamental da estratégia de redução de custos e de redução de despesas. 

Afinal de contas, as matérias-primas e mercadorias estão imobilizadas e diminui o capital de giro do negócio. 

Deste modo, a empresa corre o risco de sofrer prejuízos com produtos perdidos, em decorrência de validade, descuido ou extravio. 

Para não ter que lidar com esse tipo de dor de cabeça, invista em um processo efetivo de controle de estoque, definindo datas e formas precisas de calcular quanto precisa ser comprado de cada item.

Pacote promocional - folha de pagamento + contabilidade + financeiro

8. Faça a terceirização de tarefas

Terceirizar atividades nada mais é que delegá-las a outras empresas que são especialistas em determinadas áreas. 

A verdade é que gerir um contrato de terceirização pode ser muito mais econômico e fácil que optar por manter equipes inteiras dedicadas a atividades que passam longe do efetivo objeto de atuação do negócio.

Precisa de ajuda para organizar os custos da sua empresa? Conte com os especialistas da Tupi Brazil Solution! 

Ao longo deste conteúdo você pôde aprender como reduzir os gastos da sua empresa, não é mesmo? 

Mas se você percebeu que não será capaz de aplicar o que te ensinamos ao longo deste conteúdo, não há problema! 

Você pode contar com uma equipe especialista no assunto para cuidar das suas finanças de maneira eficiente, a fim de evitar problemas no futuro. 

Para isso, você pode contar com a Tupi Brazil Solution! 

Hoje a Tupi Brazil Solution é mais do que uma das principais empresas no setor contábil no Brasil. 

Há mais de 4 décadas no mercado, a Tupi Brazil Solution tem auxiliado os gestores e empreendedores que desejam abrir e organizar o seu novo negócio no âmbito nacional e internacional.

Gerenciar uma empresa e empreender não é uma tarefa simples, mas as questões fiscais e contábeis não devem se tornar um problema para você.

Por isso, é fundamental compreender a importância de se contratar um contador para cuidar de todos os passos ao abrir uma empresa, onde o profissional seja consultivo na sua empresa, para atuar em parceria com a sua organização, no desenvolvimento na prática de seus processos e sistemas integrados.

Pois, profissionais qualificados colaboram diretamente para o crescimento da sua organização, evitando que problemas tomem o seu tempo que comprometem o seu crescimento.

Se você precisar de um especialista para te auxiliar ao abrir uma empresa, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário