A terceirização do financeiro como redução de custos para as empresas e os cuidados ao realizar a terceirização

Terceirização do financeiro é essencial para que os gestores e demais setores não fiquem sobrecarregados e possam focar no que realmente importa: o crescimento da companhia. Não é à toa, que as empresas que mais crescem no Brasil contam com especialistas para tomar conta do setor. Neste post, você descobre quais cuidados se deve ter ao realizar a terceirização departamento financeiro. Acompanhe!

É possível terceirizar diversos setores de uma empresa e não seria diferente com a terceirização do financeiro. 

Neste sentido é importante pontuar desde o início, que somente as atividades que não estão ligadas a atividade principal da empresa devem ser terceirizadas. 

Não é atoa, cada vez mais os gestores estão em busca de empresas que cuidem do financeiro de uma forma geral, contas a pagar, receber, fluxo de caixa, orçamentos etc e optam por financeiro terceirizado. 

No mercado é possível encontrar diversas empresas que prestam este tipo de serviço. Porém é importante estar atento a idoneidade do escritório que assumirá a terceirização do financeiro.

Muitos gestores ficam receosos em  passar a chave do cofre a uma empresa terceirizada, mas todo o processo é feito através de segregação de função, onde há tarefas distintas, ou seja quem lança não aprova, e conta também com alçadas de autorizações e relatórios semanais onde o gestor pode acompanhar sem preocupações.

Neste post, você aprende as vantagens de se contratar um escritório responsável pela terceirização da área financeira e quais cuidados você deve ter com este tipo de serviço. Veja: 

  • Vantagens de ter o financeiro terceirizado
  • 3 cuidados que você deve ter com a terceirização do financeiro
  • Está em busca de otimização dos processos da sua empresa? Conte com os especialistas da Tupi Brazil Solution!
Pacote promocional - folha de pagamento + contabilidade + financeiro

Vantagens de ter o financeiro terceirizado

Entre as principais vantagens em se realizar a terceirização do financeiro estão: 

  • Equipe especializada;
  • Mais tempo para traçar novas estratégias;
  • Foco no core business;
  • Custo x benefício;
  • Pagamento e recebimento em dia;
  • Projeção de fluxo de caixa;
  • Obrigações fiscais e trabalhistas em ordem;
  • Diminui o risco de processos trabalhistas ou fiscais. 

É certo que uma empresa especialista na terceirização do financeiro é uma grande aliada dos gestores de empresas. 

Isso porque, diante da terceirização do departamento financeiro, os gestores recebem informações e orientações eficientes para as suas tomadas de decisão. 

Esta união não só possibilita o crescimento da empresa como proporciona longevidade a mesma. 

Uma vez que com base nos dados corretos, é possível saber onde e quando investir ou até mesmo em quais setores deve-se cortar gastos. 

Mas, embora a empresa seja transparente e aliada aos seus negócios, o objetivo deste post é trazer quais cuidados você deve ter com a terceirização da gestão financeira. 

A seguir você poderá compreender melhor sobre o assunto. Continue a leitura!

3 cuidados que você deve ter com a terceirização do financeiro

Terceirizar exige bastante cuidado ao selecionar qual empresa prestará os serviços, pois as vantagens que se conquistam não deve ser focada somente nos custos e sim, nos resultados e nas melhorias que são proporcionadas. 

Dito isso, a seguir você confere quais cuidados se deve ter ao terceirizar o financeiro contas a receber: 

Atente-se a idoneidade do escritório de terceirização do departamento financeiro

Como dito anteriormente, no início do post, a credibilidade do escritório de contabilidade deve ser a primeira coisa que você deve estar atento. 

Isso porque, a empresa deve estar alinhada aos valores da sua empresa para evitar desconfianças e desavenças.

Traçando uma gestão dos processos no qual será terceirizado, a empresa geralmente pode ser o aprovador final dos pagamentos, evitando assim preocupações isso graças as alçadas de poderes dentro do próprio sistema bancário. 

Checar também, junto ao Conselho Regional de Contabilidade, se o escritório contábil ou o profissional está devidamente registrado e em dia com suas obrigações perante o órgão.

Afinal, a empresa estará entregando dados sigilosos e o tratamento deles não pode ser entregue a qualquer profissional.

Capacidade em atender as demandas

O escritório que realizará a terceirização do financeiro deve ser capaz de atender às demandas crescentes da sua empresa. 

Lembre-se que uma estrutura e planejamento inadequado podem comprometer todo o serviço, pois o serviço mal prestado poderá gerar multa e problemas relacionados às obrigações fiscais, tributárias, contábeis, trabalhistas e previdenciárias. 

Configuração no sistema bancário.

O cadastro de um usuário só poderá ser feito por um usuário master, este vai configurar todas as alçadas e poderes que um usuário secundário poderá operar, neste contexto o master pode cadastrar mais de um usuário que facilita na segregação de a função dentro do processo da terceirização do financeiro da tarefas diárias.

O primeiro usuário somente irá lançar as despesas no sistema bancário e não tem poderes para aprovação destas despesas, seguindo para um segundo usuário que vai fazer a primeira aprovação das despesas, deixando por último o usuário master aprovar todas as despesas.

É um método eficaz contra fraudes e desvios, o executivo pode ficar tranquilo quanto as finanças da empresa, que é o que mais traz preocupação ao gestor em passar a chave do cofre da empresa.

Assessoria gratuita

Está em busca de otimização dos processos da sua empresa? Conte com os especialistas da Tupi Brazil Solution! 

Hoje a Tupi Brazil Solution é mais do que uma das principais empresas no setor contábil no Brasil. 

Há mais de 4 décadas no mercado, a Tupi Brazil Solution tem auxiliado os gestores e empreendedores que desejam abrir e organizar o seu novo negócio com a terceirização do financeiro, fiscal e contábil no âmbito nacional e internacional.

Gerenciar uma empresa e empreender não é uma tarefa simples, mas as questões financeiras e contábeis não devem se tornar um problema para você.

Por isso, é fundamental compreender a importância de se contratar um contador para cuidar do financeiro contas a receber, onde o profissional seja consultivo na sua empresa, para atuar em parceria com a sua organização, no desenvolvimento na prática de seus processos e sistemas integrados.

Pois, profissionais qualificados colaboram diretamente para o crescimento da sua organização, evitando que problemas tomem o seu tempo que comprometem o seu crescimento.

Se você precisar de um especialista para realizar o planejamento orçamentário da sua empresa, entre em contato conosco — nós podemos te ajudar!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário