Como abrir uma empresa em São Paulo: tudo que você precisa saber!

Atualizado em: 23/11/2021
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Abrir uma empresa em São Paulo não é difícil, basta seguir alguns passos e contar com a ajuda de um profissional de contabilidade. Este profissional te apoiará e ajudará a poupar tempo, uma vez que os trâmites para abertura de empresa estão sempre em atualização. É necessário atenção para que nenhum registro passe e o empresário atue de forma errada ou ilegal.

Desta forma, o ideal é investir em empresas e profissionais especializados na abertura de negócio

Vantagens de abrir uma empresa em São Paulo

Abrir seu próprio negócio em São Paulo tem diversas vantagens, porque o estado é considerado um dos mais ricos do Brasil, reunindo uma população de 12,3 milhões de habitantes com potencial para consumo.

De acordo com a pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), “a cidade de São Paulo é considerada um bom local para empreender pela maioria dos empresários, isto se dá principalmente pelo mercado atraente, os centros de negócios e por ser uma cidade ativa com circulação de capital.”.

A cidade ocupa o 1º lugar no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), de acordo com o relatório desenvolvido pela Endeavor Brasil de 2020. Veja os bons motivos para abrir o seu negócio na capital paulista: 

  • Possui fácil acesso a programas (municipal e estadual) que buscam desburocratizar a abertura de novas organizações;
  • recebe de forma satisfatória diferentes segmentos;
  • Cidade ativa, por isso, conta com grande circulação de capital;
  • índice de desenvolvimento econômico que se destaca das outras regiões do país;
  • Infraestrutura de transportes benéfica ao empreendedorismo, com dois aeroportos e proximidade a rodovias importantes, favorecendo a logística;’
  • Importante centro de negócios, o que facilita o acesso a parceiros e  bons fornecedores;
  • Melhor acesso à recursos para investimento quando comparada a outras cidades;
  • Grande população, o que gera variadas oportunidades de negócios.

Etapas para abrir seu negócio em São Paulo

Para abrir uma empresa em São Paulo é necessário a elaboração de um planejamento.

A abertura de um negócio na capital paulistana é composta por três etapas, são elas: consulta prévia, coleta de dados (registros e inscrições) e licenças: 

  • Consulta prévia: Esse é o primeiro passo para registrar a organização. Nesta etapa, é informado o local onde o empreendedor planeja manter o seu negócio e é verificado se existe algum empecilho para o exercício da atividade econômica naquele endereço. Essa etapa também permite que seja consultada a denominação do negócio, pois não pode haver duas empresas no mesmo local com mesmo nome, isso fornece segurança jurídica aos envolvidos
  • Coleta de dados (registros e inscrições): Após a consulta prévia e a liberação do documento, pode ser feito o cadastro na REDESIM. Essa etapa inclui vários processos – o cadastro, o registro junto ao órgão responsável (Junta Comercial, OAB ou Cartório) e o recebimento das inscrições na Receita Federal, Secretarias de Fazenda Estaduais e Municipais. 

Após o preenchimento de dados do empreendimento e dos sócios, é necessária a assinatura digital para dar validade ao ato. Esse preenchimento gera o Documento Básico de Entrada (DBE) do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), documento que permite a prática de qualquer ato administrativo através do CNPJ, como restabelecer a inscrição, alteração de cadastro, baixa da inscrição ou declarar a nulidade do cadastro.

Feito  o cadastro de dados, a Receita Federal é comunicada e a sua instituição constará no sistema do órgão, assim será gerado o número do CNPJ. Após a etapa de cadastro, o empreendedor precisará entregar a documentação ao órgão que irá registrar a empresa.

Depois da análise da documentação, o sistema apresentará os dados da criação da sua Pessoa Jurídica: Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE), CNPJ e inscrições tributárias estadual e municipal. Ainda nesta etapa é preciso efetivar o Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM), que diz respeito ao documento da Secretaria da Fazenda do Município de São Paulo onde constam os dados cadastrais de todos os contribuintes de tributos mobiliários do Município.

  • Licenças: Nessa última etapa o órgão regulador analisa se a empresa está de acordo com as regras para requisitos de segurança sanitária, prevenção contra incêndios, controle ambiental, e outras exigências previstas na legislação.

O licenciamento compõe o Auto de Licença de Funcionamento (ALF) no âmbito Municipal e o Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) para os Órgãos Estaduais no Estado de São Paulo, que formalizam que o negócio pode iniciar suas atividades.

Nós, da TUPI, realizamos todo o processo de abertura do negócio para que ele fique 100% regularizado e com o mínimo de impostos. Contamos com o apoio de profissionais competentes e devidamente registrados. Resolvemos toda a burocracia, enquanto você economiza tempo e dinheiro com garantia de um serviço de qualidade.

Importância da contabilidade 

A contabilidade é um dos serviços mais procurados pelos empreendedores. As questões tributárias, trabalhistas e fiscais além das regras de sociedade são apenas alguns dos assuntos importantes para abertura de uma empresa. Por isso, é necessário contar com profissionais especializados antes mesmo da abertura do negócio.

Outro ponto importante é que na cidade de São Paulo existe a possibilidade de utilizar o endereço virtual. Esse método é uma boa opção para pessoas que não podem utilizar endereços residenciais no cadastro do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), devido a restrições legais.

Agora que você já conhece as etapas, conte com o apoio dos nossos especialistas e abra já o seu negócio! Nosso escritório está localizado em São Paulo e nossos colaboradores vão lhe dar todo apoio necessário e você não vai precisar se preocupar com trâmites burocráticos do setor de contabilidade. 

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