Terceirização da folha de pagamento - benefícios na rotina de RH

Atualizado em: 13/12/2021
11 minutos de leitura

Você já parou para pensar se a terceirização da folha de pagamento é uma opção viável para o negócio? Pois bem, esse é um assunto que merece reflexão, tendo em vista as significativas mudanças que o setor de RH vem atravessando.

Entre elas, a valorização do capital humano, ferramentas tecnológicas que alteraram a gestão, tornando-a mais eficiente e rápida. 

E mais recentemente, com a chegada da pandemia, a inclusão do trabalho remoto e todos os desafios que ele representa, exigindo do setor ações de endomarketing para engajamento e produtividade de colaboradores que estão atuando em home office ou em um modelo híbrido. Isso para manter motivação e produtividade, mesmo à distância, por exemplo.

Nesse contexto, reavaliar continuamente o formato de trabalho executado em RH é essencial. E um dos pontos é sobre a transferência da folha de pagamento para uma empresa especializada.

Essa é uma avaliação relevante onde você  precisará considerar algumas questões  como:

  • Se manter em dia com as leis trabalhistas que estão em constante mudança;
  • Tempo que essa tarefa ocupa na agenda de seus colaboradores;
  • Mudanças na rotina de RH, especialmente com a evolução do trabalho remoto.

Na busca por um RH sem papel, com mais tempo para focar em pessoas e na evolução organizacional, a terceirização da folha de pagamento pode ser a melhor opção. 

Neste artigo, vamos te apresentar uma solução que facilitará o setor de RH da sua empresa! 

Continue a leitura e confira!

BPO: a solução para o setor de RH

Uma BPO (Business Process Outsourcing) nada mais é do que a terceirização da folha de pagamento.

As empresas que prestam esse serviço devem  possuir profissionais capacitados e experientes, pois esse trabalho envolve: cálculo de salário; operações ligadas às férias; benefícios,  encargos e etc.

Por isso, é importante escolher uma empresa que tenha apoio especializado!

A Tupi possui ampla experiência com BPO de pagamento, oferecendo aos seus clientes processos digitalizados e 100% online – o verdadeiro RH sem papel.

Confira abaixo as principais vantagens em aplicar esta solução na sua empresa: 

1. Aumento de eficiência no setor de RH

Com a terceirização da folha de pagamento, o setor de recursos humanos ganha tempo, afinal, as atividades que envolvem a elaboração da folha não são simples.

Além disso, ao contar com uma equipe especializada nesse trabalho, você também evitará erros corriqueiros.

E, muito importante: pode se dedicar a funções mais estratégicas, aquelas voltadas aos talentos da organização.

O chamado RH estratégico atua para manter equipes continuamente motivadas e competitivas, sempre acompanhando as transformações do mercado. Também atua oferecendo planos de carreira, efetuando a gestão do clima organizacional, entre outras ações que permitem reter os talentos na organização.

Para isso, os profissionais devem conhecer os processos internos, estabelecer canais de comunicação eficientes, bem como fazer uso da tecnologia.

Enfim, são muitas tarefas que aguardam a atuação do Departamento Pessoal. Transferir para uma BPO de pagamento confiável a elaboração da folha, portanto, passa a ser uma solução muito eficiente – e bem-vinda!

2.  A Terceirização da folha de pagamento reduz custos

Uma BPO de pagamento colabora para a redução de custos, evitando multas decorrentes de recolhimentos errados, fora do prazo, ou não pagos.

Sem contar que há maior agilidade no atendimento e desenvolvimento de tarefas essenciais como o processo de seleção e admissão, elevando a satisfação dos colaboradores .

Além de colaborar para maior eficiência do setor, a BPO de pagamento também permite otimizar o tempo da equipe, que pode  focar no negócio.

Por fim, podemos considerar que um RH sem papel é um um RH mais econômico, evitando custos com impressão e armazenamento de papéis.

3. A terceirização da folha de pagamento eleva a segurança digital

A TUPI possui controles de segurança digital robustos, exatamente por conta das ações executadas e informações sensíveis.

Isso significa maior proteção às informações financeiras de sua empresa e de seu pessoal.

Entenda o custo de um RH interno

Agora que vimos as vantagens de contratar uma empresa de terceirização de pagamento, vamos entender melhor os custos que envolvem um RH interno.

Uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, o Gartner Group, usou o conceito chamado TCO – Total Cost of Ownership (ou Custo Operacional Total) e o adaptou para calcular o custo do RH interno.

Segundo o Gartner, esse valor envolve basicamente custos visíveis e ocultos:

  • Custos visíveis: salários brutos, encargos sociais, despesas gerais e custos dos sistemas de informação adotados pelo setor;
  • Custos ocultos: manutenção dos sistemas, treinamentos, compliance, segurança digital e etc.

Obviamente, existe pouco espaço para reduzir os custos visíveis. No entanto, os custos ocultos podem ser otimizados e gerar uma economia significativa para a organização. 

E você deve estar se perguntando:  como gerar esta economia? 

A resposta é: com a contração de uma BPO de pagamento.

Se ao chegar até aqui você ainda tem dúvidas de que um RH sem papel proporciona muitas facilidades, acompanhe o impacto da terceirização de pagamento na rotina dos profissionais.

Impacto da terceirização de pagamento nas empresas

Listamos a seguir os principais benefícios de contar com uma BPO de pagamento. Confira:

  • Aumento na produtividade, permitindo ao time de  Departamento Pessoal focar nos assuntos mais estratégicos, incluindo as novas demandas trazidas pela transformação social;
  • Centralização dos processos em um só lugar, oferecendo maior visibilidade e facilidade de acessar qualquer informação;
  • Comunicação com os colaboradores torna-se mais fluida, facilitando explicações e evitando conflitos;
  • Com um sistema totalmente digital, a redução de custos é outra vantagem muito atrativa para as empresas;
  • Agilidade no acesso às informações, por conta da digitalização de  documentos;
  • A terceirização de pagamento colabora para um RH sem papel, reduzindo arquivos físicos que consomem tempo para organização, espaço para armazenamento e o precioso tempo dos colaboradores. 

Por que contratar o serviço de BPO da TUPI?

A TUPI oferece para os seus clientes um atendimento 360°, ou seja, a solução oferecida engloba desde a contratação até uma eventual demissão. 

Tudo isso sem papel e de forma totalmente customizada para o seu negócio. Além disso, utilizamos tecnologia de assinaturas digitais e controle de documentos de cada colaborador na nuvem, prestador de serviços, pró-labore, CLT ou colaborador eventual.

Se você busca otimizar o setor de RH do seu negócio, ou precisa de outros serviços relacionados à Gestão Financeira, fale com os especialistas da Tupi.

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