Valuation de Startup - o que é, e como calcular!

Atualizado em: 02/12/2021
15 minutos de leitura

Em tempos de acirrada competição, como os atuais, é fundamental o conhecimento do próprio negócio, e o valor da sua própria organização faz parte deste hall de informações que você, empreendedor ou gestor, precisa ter sobre a empresa.

Independentemente do estágio do seu negócio, maduro ou startup; da situação em que ele está, fusão, venda, reposicionamento estratégico; é imperativo, como forma de compreensão da organização e do seu lugar no mercado, que o administrador saiba quanto vale sua empresa. E, para essa estimativa, um dos métodos de avaliação utilizado é o Valuation.

Este artigo, portanto, buscará objetivamente apresentar o que é o Valuation, falar da sua importância, e trazer algumas informações, especialmente direcionadas para Startups, quando deve ser usada e como realizar o cálculo do valor da empresa.

Dessa forma, se você pensa no futuro da sua empresa e na lucratividade dela, continue a leitura desse artigo.

O que é  Valuation e qual a sua importância?

Valuation é uma palavra que significa, em tradução adaptado do inglês, avaliação de empresas, arbitragem de valor. E, embora esteja geralmente associado à valoração de empresas, o Valuation pode ser utilizado em ativos como imóveis ou dívidas, por exemplo.

Sua definição, de forma sucinta, é o método financeiro para estimar o valor justo de um ativo; aqui, no entanto, nos ateremos ao valor da empresa, que pode ocorrer através de algumas formas específicas de cálculos: Valor patrimonial contábil e Goodwill, Avaliação Relativa ou Múltiplos Comparáveis e Fluxo de Caixa Descontado (FCD); das quais falaremos mais adiante. Porém, independentemente da forma escolhida, deve-se compreender que há sempre alguma parcela de subjetividade diante de aspectos intangíveis relacionados à empresa.

No início deste texto, você teve, de maneira bem resumida, uma ideia da importância do Valuation, que está atrelada à necessidade de se conhecer a própria empresa. Contudo, existem outros benefícios que se desdobram desse fator inicial. Através desta avaliação, por exemplo, é possível identificar as características que valorizam o seu negócio e ao mesmo tempo compreender os fatores que o desvalorizam, entender o crescimento da sua empresa ao longo dos anos, dentre outros.

Há também momentos cruciais em que o Valuation também tem grande relevância, tais como, na verificação de viabilidade de um negócio, para que você saiba se haverá ou não rentabilidade e retorno do capital investido; em situações de fusão ou compra de empresas, nas quais existe a necessidade de saber o valor da organização que passará por um desses processos; ou em momentos nos quais sua empresa passe por alterações na estrutura de sócio, para que cada um dos associados saiba de fato quanto vale a sua participação na companhia.

Em suma, o Valuation torna-se primordial para que você saiba exatamente qual o valor do seu negócio e seu posicionamento no mercado em comparação com outros players, sendo, dessa forma uma excelente ferramenta de gestão, tanto para nortear melhorias a serem implementadas, quanto para auxiliar nas negociações com parceiros e concorrentes.

Startups e Valuation

Embora não haja entre os investidores um consenso sobre o que pode ser considerado uma startup – uns consideram qualquer empreendimento em sua fase inicial, outros acreditam ser um negócio inovador com baixo custo , rápido crescimento e geração exponencial de lucros –, atualmente, são abarcadas sobre o termo startup, as empresas caracterizadas por serem composta por pessoas que buscam alcançar uma forma de tornar seu produto ou serviço  repetível e com faturamento escalável, permeadas, contudo, de incertezas administrativas e financeiras.

Porém, a despeito da exatidão do significado, o fato é que a facilidade de acesso a um grande volume de informações, a descoberta de necessidades de consumo e novos nichos de mercado, somados à liberdade de empreender em um, ao menos teórico, livre mercado são características da nossa sociedade atual que contribuem para o acelerado surgimento de empresas com novas ideias de produtos e serviços. E num cenário de tantos novos empreendimentos surgindo simultaneamente, é fundamental ter argumentos sólidos sobre a própria empresa como forma de vantagem competitiva e de negociação.

Diante disso, para uma startup, faz-se essencial saber o seu valor para angariar investidores que injetem valores que tornem possível encontrar e estabelecer o modelo repetível e escalável do negócio, ou para negociar de forma justa, através de bons fundamentos avaliativos a sua aquisição, por outra empresa ou empreendedor. O que só pode ser feito através de um método científico e especializado aceito no ambiente corporativo, sendo nisso que consiste o Valuation.

Cálculo do Valuation

Passemos agora para a apresentação das formas de realizar a avaliação da empresa, que é uma informação de grande relevância, uma vez que, dependendo daquela escolhida, seu negócio poderá chegar a um valor final inadequado em função do mercado ou para as suas pretensões empresariais.

Os três principais métodos utilizados para calcular o Valuation são: FCD ou Fluxo de Caixa Descontado, Valor patrimonial Contábil e Goodwill, e Avaliação Comparativa ou Múltiplos Comparáveis. Vejamos brevemente cada um deles.

FCD ou Fluxo de Caixa Descontado

Trata-se de um dos métodos mais utilizados e também o que possui o maior embasamento teórico, pode-se dizer que nele a avaliação se dá pela renda, e ocorre fundamentalmente em três fases:

  • Estimação do fluxo de caixa – realizada através da análise retrospectiva da empresa, do estudo do mercado externo, da avaliação das despesas de capital (do inglês, Capital Expenditure – CAPEX) e do cálculo do capital de giro.
  • Definição das taxas de desconto – A WACC, Weigthed Average Cost of Capital (em português, Custo médio ponderado de capital) é a taxa de desconto utilizada pela qual se projetará a capacidade da empresa gerar lucros no futuro, e que utiliza dados como: Custo de capital aos acionistas, custo da dívida, total do patrimônio líquido e total de dívida.
  • Atualização e soma dos resultados – Os resultados precisam ser transformados em valores atuais, o que é feito fundamentando-se na taxa de desconto usada para o cálculo, os quais são posteriormente somados.

Valor patrimonial contábil e Goodwill

Neste modelo, a avaliação acontece pelos ativos, então é realizada por meio da apreciação  do patrimônio líquido da organização, que, de maneira resumida, se dá através da diferença entre a soma de todos os ativos da empresa e o total das dívidas e obrigações financeiras. Ou seja, somam-se todos os ativos circulantes e todos os não circulantes e desse valor desconta-se o montante referente às obrigações do passivo circulante e não circulante da companhia.

Essa forma de cálculo do Valuation, portanto, é realizada por meio das demonstrações financeiras da empresa e, por isso, não contempla vários ativos intangíveis, dentre eles o Goodwill, que consiste na diferença entre o valor pago em um ativo e o seu valor justo. Definição usada nas leis brasileiras e no mercado internacional.

O Goodwill pode ser compreendido como um ativo intangível, que entra na estrutura contábil como a expectativa de lucros futuros superiores à rentabilidade que seria normal para um negócio. Capital intelectual, marca registrada e clientes são exemplos de tipos de ativos intangíveis que formam o Goodwill.

A lei 12.973/14 (art 20, II) regulamenta o ágio por rentabilidade futura [Goodwill], que é um dos desdobramentos exigidos legalmente que sejam discriminados na combinação de negócios no Brasil.

Avaliação Comparativa ou Múltiplos Comparáveis

É quando  o Valuation é determinado pelo mercado, e a avaliação de um negócio  é feito através da comparação com outras empresas do mesmo segmento e que possuam características semelhantes, tal como porte.   

Essa comparação é feita com base em num valor padronizado que é alcançado através da divisão entre o valor da empresa e variáveis como EBITDA (sigla em inglês para Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), faturamento ou lucro líquido, por exemplo. Chamamos de múltiplo o resultado dessa divisão, que será o parâmetro de comparação entre duas empresas.

Neste modelo de avaliação de empresa entende-se que se a companhia escolhida para comparação teve o seu valor determinado  como dez vezes o múltiplo Valor da empresa/EBITDA, por exemplo, o negócio para o qual se busca estabelecer o valor terá , em tese, um valor semelhante àquele.

A TUPI e a avaliação do seu negócio.

Como você pode ver, existem diversas formas de realizar o Valuation, cada uma com diversas nuances e, dependendo do negócio, mais ou menos adequadas. Dessa forma a escolha certa do modelo é fundamental para que se encontre o valor justo da sua empresa.

Fatores como a longevidade da sua empresa, o modelo de negócio, o tipo de produto ou serviço ofertado, o segmento no qual estão inseridos, o histórico contábil, os ativos intangíveis, a percepção de lucratividade futura, são alguns dos inúmeros fatores que devem orientar a escolha correta da forma de determinar quanto vale sua empresa.

Caso o seu negócio seja uma startup, um auxílio especializado é fundamental, pois existem parâmetros que a diferem dos processos de Valuation de uma companhia estabelecida, cada um dos modelos de avaliação apresentados precisará de um olhar experiente para, por exemplo, realizar a determinação do Goodwill, ou para adaptar os processos do FCD, caso sua empresa tenha pouco tempo de existência, ou escolher assertivamente o negócio para usar de referência no caso do uso da avaliação comparativa.

Nós, da Tupi, com mais de 40 anos de experiência de mercado, apresentamo-nos  como esse aliado fundamental para te auxiliar neste processo de identificação do valor da sua empresa, pois entendemos que cada cliente é único, cada negócio é ímpar.

Com nosso time de especialistas em gestão contábil e financeira, somos capazes de compreender as necessidades e características do seu negócio, identificando, dessa forma, o modelo mais adequado de Valuation para o seu negócio. Nosso largo conhecimento e entendimento do mercado permitirá posicionar corretamente a sua Startup, com valores justos e previsões de crescimento e lucratividade dentro da realidade.

Entre em contato com nossos especialistas e veja como podemos te auxiliar a adquirir a vantagem competitiva de conhecer o valor do seu negócio.

Alameda Santos, 1165
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-002

Contato: (11) 93274-5065

Receba o Tupi News
© 2021 – Todos os direitos reservados

TUPI CONTABILIDADE S/S – CNPJ 30.147.327/0001-51
TUPI AGÊNCIA DE SERVIÇOS LTDA. – CNPJ 03.116.547/0001-45

Desenvolvido por Raul Galvão